Coronavirus

Saiba onde fazer testes de detecção da Covid-19 em Salvador

Rápido, RT-PCR, antígeno, swab nasal. São diversos os nomes e siglas, mas o resultado é o que mais importa. Afinal, estes são os testes feitos para identificar se o indivíduo contraiu a Covid-19 e a reação dos anticorpos ao novo coronavírus.

 

No entanto, o cidadão precisa prestar atenção: alguns dos exames só podem ser feitos três dias após os sintomas, com risco de informar falso negativo. Isso quer dizer que, a pessoa pode estar contaminada, mas ainda não é possível detectar a presença do vírus no organismo.

 

Segundo a infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, quem vai identificar qual o exame a ser feito naquele momento é um médico. “Ele vai identificar se há indicação para a detecção”, disse.

 

O teste rápido de três dias, com resultado divulgado em 40 minutos, avalia a proteína viral do Sars-CoV-2 no organismo através de uma gota de sangue. A estratégia poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos.

 

Já o teste rápido dos anticorpos exige um tempo maior para ser feito, pois ele vai identificar se o corpo criou imunidade diante da infecção. De acordo com Adielma, o tempo médio para realização deste exame varia de uma semana a dez dias após os primeiros sintomas.

 

Atendimento – Para quem tem sintomas leves, a infectologista recomenda procurar qualquer unidade de atenção básica de saúde. Inclusive, quatro delas funcionam em esquema 24h: IAPI, Itapuã, Imbuí e Pirajá.

 

Já pacientes com sintomas mais graves, com febre persistente e piora no quadro por mais de cinco dias, a indicação é de buscar atendimento nos gripários, localizados nas UPAs de São Cristóvão, Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Pau Miúdo e, ainda, na Ilha de Bom Jesus dos Passos. Nas UPAs e também nos gripários, o paciente pode fazer o swab nasal, que vai identificar a presença do vírus e com resultado em até sete dias.

 

Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também são realizados nos bairros que possuem medidas restritivas para conter a propagação do vírus. São feitos aproximadamente 150 testes por dia, em cada localidade.

 

É possível fazer a detecção, das 8h às 13h, em Brotas, no final de linha do bairro; na Fazenda Grande do Retiro, na Escola Municipal Fazenda Grande; na Liberdade no Plano Inclinado; em Pernambués, na Escola Municipal Hildete Bahia; em Paripe, na Escola Municipal de Paripe; e em São Caetano, na quadra poliesportiva de São Caetano.

 

 

Unidades que fazem testes rápidos para Covid-19

 

Centro Histórico: UBS Pelourinho e UBS Santo Antônio.

 

Itapagipe: USF Joanes Leste, UBS Ministro Alckmin e USF São José de Baixo.

 

São Caetano/Valéria: USF Deputado Luiz Braga, USF Alto Do Peru, USF San Martin II, USF Boa Vista do Lobato, USF Boa Vista de São Caetano e USF Lagoa da Paixão.

 

Liberdade: USF San Martin I e USF IAPI.

 

Brotas: USF Vale do Matatu e UBS Mario Andrea.

 

Barra/Rio Vermelho: USF Sabino Silva, USF Garcia, USF Alto das Pombas e USF Calabar.

 

Boca do Rio: USF Imbuí, UBS Cesar de Araújo e USF Parque de Pituaçu.

 

Itapuã: USF Itapuã, USF KM 17, USF Jardim das Margaridas, USF Parque São Cristóvão, USF Vila Verde (Jardim Campo Verde) e USF Ceasa I e II.

 

Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho, USF Raimundo Agripino – Sussuarana, USF Mata Escura, USF Padre Mauricio Abel – São Gonçalo, USF Barreiras e UBS Calabetão.

 

Pau da Lima: UBS Doutora Cecy Andrade, USF João Inácio Roma Filho, USF Cambonas, USF Canabrava, USF Sete de Abril, USF São Marcos e USF Vila Nova Pituaçu.

 

Subúrbio Ferroviário: USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Ilha Amarela, USF Teotônio Vilela II, USF Fazenda Coutos 3 USF São João do Cabrito, USF Bate Coração, USF Rio Sena, USF Estrada da Cocisa e USF Vila da Fraternidade.

 

Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Boca da Mata, USF Jaguaripe, USF Cajazeiras XI e USF Fazenda Grande III.

LEIA MAIS;

Trabalhadores do Hospital Regional Costa do Cacau estão sem receber salários há um mês

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.