Emprego

Especialista dá dicas para melhorar o currículo nas férias

Estudantes podem aproveitar o tempo livre para aperfeiçoar suas habilidades

O início do ano é marcado por férias escolares que, dependendo da instituição de ensino, duram até o fim do carnaval. Além de curtir o verão, os estudantes que desejam ingressar no mundo do trabalho através do estágio ou mesmo pelo programa de Jovem Aprendiz podem aproveitar as férias para montar um currículo campeão.

“Se o jovem ainda não possui experiência profissional mas tem vontade e disposição, com certeza investir tempo em acessar a internet para a realização de cursos à distância é favorecer sua formação com experiência teórica obtendo certificações.”, sugere Lilene Ruy, especialista em seleção e recrutamento do CIEE. Para ela, é um período em que existe boa oferta de vagas, mas também muita concorrência.”Por isso é interessante usar parte do tempo livre das férias para se atualizar e desenvolver atividades que possam  te diferenciar dos demais candidatos.”,explica.

 

Voluntariado
Muitos jovens não levam em consideração os trabalhos voluntários na hora de montar um currículo. “A verdade é que experiências sociais e no terceiro setor contam pontos na hora da seleção”, explica Lilene. Aqui vale os trabalhos como tutor escolar, em igrejas, aulas em cursinhos cidadãos e em ONGs. Se quer iniciar um voluntariado e não sabe por onde, o Transforma Brasil é uma iniciativa que te ajudar a encontrar um trabalho que seja a sua cara.

 

Intensivo de idiomas
Muitas escolas de idiomas e plataformas online oferecem a opção de cursos intensivos de inglês, espanhol e outros idiomas. Esse pode ser um bom momento para iniciar em um novo idioma e alcançar proficiência básica ou mesmo para aperfeiçoar uma língua.

 

Faça cursos online
Sempre quis aprender programação? Gostaria de usar o Excel como um profissional, ou montar apresentações de Power Point que impressionam? Comece um curso online nas férias e aprenda uma nova habilidade técnica que pode rechear seu currículo. O CIEE Saber Virtual por exemplo é uma plataforma que oferece diversos módulos sobre carreira, estágio, programas do pacote Office e muito mais. Tudo de graça, se inscreva.

 

Participe de eventos
O calendário de eventos começa cada vez mais cedo a cada ano, e para os estudantes de férias, existem opções como feiras de estágios, encontros de startups, treinamentos e hackathons. E o melhor; muitos desses eventos são gratuitos e emitem certificado de participação.

 

Sobre o CIEE
Desde sua fundação, há 54 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de 200 mil estudantes e a aprendizagem de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltadas à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações vulneráveis.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,Instagram, Twitter, YouTube, Linkedin e www.ciee.org.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.