Notícias

Dia dos professores: saiba quanto ganham estes profissionais no Brasil

Nas redes privadas, ganho pode chegar a mais que o dobro do setor público

Professores da rede privada chegam a ganhar mais que o dobro pela hora/aula em relação aos da rede pública. É o que mostra um levantamento da consultoria iDados, que aponta a diferença do salário/hora médio pago a educadores do ensino superior em 2017. Os valores foram extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho.

Quando considerados todos os seis níveis de ensino — do infantil ao especial —, o salário/hora médio na rede privada é 10% maior. No ensino básico, a rede pública só remunera melhor os professores do ensino infantil.

— No ensino público, os professores da educação infantil são mais escolarizados. Isso pode explicar a diferença — observa a pesquisadora do iDados Thaís Barcellos.

A professora e consultora do Todos Pela Educação Mariza Abreu explica que a educação infantil é o único nível em que é possível dar aula sem concluir o ensino superior. Basta ter feito o ensino médio modalidade normal. Como na rede privada o salário aumenta gradativamente de acordo com o nível de ensino onde o professor atua, os educadores da educação infantil geralmente ganham os menores salários.

Não ganhava menos porque as turmas eram menores, mas porque a direção entendia que quem atua no ensino médio tem que se qualificar mais, até pela pressão para o aluno passar no Enem — conta a professora Maria Elizabeth Diniz, de 36 anos, que atuou durante uma década em escola particular, na educação infantil.

Fonte: iBahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.