União Notícias

Show de Jammil, feiras e exposições animam o fim de semana na capital baiana

Diversas atrações de lazer, promovidas e apoiadas pela Prefeitura de Salvador, movimentam a cidade neste final de semana.

 

Uma das mais quentes é a Feira da Cidade, que volta a ocupar o Santo Antônio Além do Carmo no próximo final de semana, abrindo as edições de 2018.

 

O evento, que reúne música, gastronomia, manufatura, vinil e programação infantil, vai receber, nessa primeira edição, o “Projeto Vamos Ver o Pôr do Sol” com a banda Jammil.  A banda de axé se apresentará apenas no domingo (21), às 16h, mas a feira funcionará sábado e domingo, das 10h às 20h.

 

Em seu terceiro ano, a Feira da Cidade contabiliza mais de 100 mil seguidores nas redes e um público total de mais de um milhão de pessoas. A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura do Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

 

Viver Barra – Nesta sexta-feira (19), das 18h às 19h30, o compositor, contrabaixista e arranjador Luciano Calazans levará uma mistura de jazz latino com música brasileira, em uma apresentação instrumental que envolve baixo, sopro, flauta, fluguel e sax, no Deck do Forte Santa Maria. Grande músico baiano, Calazans tem o seu nome gravado em mais de 700 álbuns gravados por artistas do Brasil e de outros países. Das 19h30 às 21h, será a vez de o repertório dançante e alto astral do grupo Os My Friends contagiar a todos.

 

Feira de Adoção – O Parque da Cidade, espaço administrado pela Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), recebe, neste domingo (21), a feira de adoção de gatos castrados e vermifugados realizada pelo grupo Roronar. As fofurinhas estarão expostas ao lado do parque infantil das 9 às 13h. Os interessados na adoção precisam ter idade mínima de 18 anos, levar original e cópia do documento de identidade, comprovante de residência, e contribuir com uma taxa de R$ 30,00 para a continuidade do trabalho voluntário.

 

Quintas Gregorianas – Até o dia 1º de fevereiro, todas as quintas, às 19h, a literatura ganhará espaço no Teatro Gregório de Mattos. A ação integra a programação de GREGÓRIOS, exposição interativa sobre vida e obra de Gregório de Mattos, figura baiana emblemática e à frente do seu tempo. Na mostra, além do cenário seiscentista pareado com a alta tecnologia que narra a trajetória do poeta, foi destinado um espaço com um tablado para encontros, saraus, declamações, lançamento de livros, rodas de conversa, slam e muito mais.

 

Nesta quinta (18), o teatro recebe a roda de conversa Quantos Gregórios, com a participação do jornalista Raul Moreira, da arquiteta e urbanista Carla Zollinger e João Sanches, dramaturgo e encenador. As ações gratuitas ocorrem sempre às quinta, mas a exposição, que também é gratuita, segue aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 19h.

 

Orixás da Bahia e Fonte de Oxum – O Espaço Cultural da Barroquinha traz de volta a exposição Orixás da Bahia e a Fonte de Oxum restaurada, no próximo domingo (21), Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A abertura da exposição e a reinauguração da Fonte de Oxum ocorre às 18h.

 

Orixás da Bahia é uma exposição com 16 estátuas em tamanho natural de divindades africanas, esculpidas em papel marchê pelo artista plástico Alecy Azevedo (in memorian). As obras integram o acervo do Museu da Cidade e ficarão expostas na Galeria Juarez Paraíso, Espaço Cultural da Barroquinha. A curadoria tem assinatura do artista visual, cenógrafo, aderecista e figurinista, Maurício Martins, com consultoria religiosa de membros do Terreiro do Gantois.

 

Pelourinho Dia e Noite – As ruas do Centro Histórico voltam a receber as atividades artístico-culturais do programa Pelourinho Dia e Noite. Nesta sexta (19), às 19h, sai do Largo do Pelourinho o cortejo fúnebre mais animado que a cidade já viu. É o Circuito Jorge Amado, que vai subir e descer as ruas do Pelô com apresentação de seis cenas baseadas nas seguintes obras do escritor baiano: “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres” e “O Compadre de Ogum”.

 

Na sexta (19), às 17h30, e no sábado e domingo, às 12h30, a República dos Tambores ocupam as ruas do Pelô com os grupos de percussão Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha e o Suingue do Pelô. As apresentações contam com um grupo por dia.

 

Ainda no sábado, das 10 às 12h, a Igreja Nossa Senhora do Carmo recebe a Orquestra da Câmara de Salvador, sob a regência do maestro Ângelo Rafael. No mesmo dia, às 17h, a mesma apresentação ocorre novamente, mas dessa vez, ao ar livre, no Cruzeiro de São Francisco.

 

Ruas de Lazer – O Ruas de Lazer volta a levar diversão para a população de Salvador, dessa vez, das 8h às 12h do domingo (21), no Dique do Tororó. São disponibilizadas cama elástica, jogos de tabuleiro, futebol, vôlei, basquete, gincanas e torneios. As atividades gratuitas são administradas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

Foto Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close