A espera dos soteropolitanos pelo anúncio da nova tarifa dos ônibus deve chegar ao fim ainda neste mês. A previsão da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), responsável pelos estudos da revisão tarifária, é que até o fim de abril a pesquisa seja concluída e o novo valor seja divulgado.
O reajuste já é dado como certo na agência municipal, mas ainda não se fala em valores. Diretor da Arsal, Marcus Passos explica que esse não será um reajuste anual previsto contratualmente, mas sim uma revisão tarifária para os próximos quatro anos. O contrato com as concessionárias que operam os ônibus está em revisão, porque já tem 10 anos.
“Se estivéssemos vivendo um momento normal, seria mais fácil. Mas passamos pela pandemia, um período com queda no número de passageiros, com demanda retraída, com uma guerra afetando o preço dos combustíveis. São muitos fatores e o cálculo precisa incluir e tirar o [impacto do] momento”, disse ao Metro1.
Em entrevista à Rádio Metropole na semana passada, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, já havia revelado que os estudos estavam em fase final. Para compensar o acréscimo na passagem, a gestão soteropolitana quer que as empresas entreguem veículos novos para rodar na cidade. Mas o acordo ainda está sendo alinhavado.