Salvador

Prefeitura de Salvador oferece curso gratuito com certificado a partir de segunda (17) – Veja como participar

O curso será dividido entre duas turmas, de 60 alunos cada

Com o objetivo de garantir os direitos das pessoas com deficiência, a Prefeitura abre inscrições para curso gratuito sobre acessibilidade aplicada, voltado a estudantes e servidores municipais. As aulas serão ministradas no prédio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), na Rua Guedes e Brito, no Centro, por Eduardo Ronchetti de Castro, arquiteto especialista em acessibilidade e na realização de projetos de adaptação de ambientes públicos e privados.

 

O curso será dividido entre duas turmas, de 60 alunos cada. A primeira participa das aulas na segunda-feira (17/9) e terça-feira (18/9), das 8h30 às 18h30. Já a segunda turma recebe as orientações do especialista na quarta-feira (19/9) e quinta-feira (20), também das 8h30 às 18h30. Os conteúdos para as duas turmas serão os mesmos.

Aulas

O início das aulas abordará o conceito de acessibilidade: porque adaptar e como garantir o acesso a todos; quem são as pessoas com deficiência e as pessoas com mobilidade reduzida; a evolução do “homem padrão” e a arquitetura inclusiva; rota acessível; e o que deve ser adaptado e como garantir acesso a todas as pessoas. “Queremos consolidar a acessibilidade para que todos pensem na pessoa com deficiência no momento de suas ações”, afirmou a diretora-geral da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), Risalva Telles.

 

Após essa introdução, os alunos vão aprender sobre o conceito e prática do desenho universal, leis e normas de acessibilidade, projetos e laudos de acessibilidade, vivência e vistoria e laudos técnicos. A ideia é capacitar arquitetos, engenheiros, projetistas, designers, técnicos, funcionários públicos, profissionais e estudantes interessados em adquirir conhecimento sobre a acessibilidade para realização de projetos, laudos e obras acessíveis.

 

Como participar

Para participar do curso, o interessado deve entrar em contato com a UPCD através dos telefones (71) 3202-6136/6185. O candidato deve informar seu nome completo; CPF; endereço; formação ou curso; telefone para contato e dizer qual turma deseja integrar.

 

Os participantes receberão ao final do curso 25 Blocos de CAD com detalhes sobre a Norma Brasileira (NBR) 9050/2015; Modelo de Memorial Descritivo de Acessibilidade; modelo de laudo de acessibilidade; check list completo para banheiro acessível; participação de webinário ao vivo online após o curso. Também será entregue aos alunos que atingirem 75% de participação um certificado, com a informação da programação e quantidade de horas/aula.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.