Politica

Nome que Bolsonaro usou em exame pertence a filho de responsável de coleta

Um dos nomes utilizados pelo presidente Jair Bolsonaro para realizar o exame que detecta a presença do novo coronavírus, pertence na verdade, ao filho de uma das responsáveis pela coleta do material utilizado na análise. A informação foi revelada pelo Correio Braziliense e confirmada através do Ministério da Defesa.

Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz tem 16 anos e é filho da tenente-coronel Maria Amélia Alves da Costa Ferraz, farmacêutica que trabalha no Hospital das Forças Armadas (HFA) e responsável por coordenar a coleta das amostras para o teste de covid-19 do presidente e de seus assessores.

O atendimento a Bolsonaro ocorreu no dia 17 de março e ao final, o material coletado foi enviado para o laboratório Sabin, que executou o exame. De acordo com o Ministério da Defesa, a major autorizou o uso do nome do filho. Os demais dados utilizados, como CPF e RG, são realmente do presidente.

“Em consonância com a equipe médica da presidência, e no intuito de proteger e garantir confidencialidade aos exames do presidente da República, foi sugerida a utilização de um pseudônimo, sendo o nome que lhe ocorreu, naquele momento”, afirmou a pasta, em nota enviada ao Estadão.

Apesar de causar polêmica, o Ministério disse ainda, que o uso de codinome em exames não é uma prática ilegal. “Cabe destacar, ainda, que, de acordo com a própria Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, o uso de pseudônimos em exames de saúde de pessoas públicas, visando proteger a privacidade, é comum e não representa irregularidade”, completa nota da pasta.

No outro exame, realizado na Fundação Oswaldo Cruz, o Planalto quebrou as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e não forneceu nome e dados pessoais para comprovar a identidade do paciente. O laudo do presidente que atestava o resultado negativo para a covid-19 só foi divulgado após o jornal Estadão entrar na Justiça para obter acesso.

Foto: Reprodução

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.