Comunidade

Negra sim! Projeto ressalta a beleza do cabelo crespo de meninas do Nordeste de Amaralina

As fotos do ensaio serão disponibilizadas no fim de novembro. Nas próximas edições do projeto meninos do também serão contemplados.

Bolo de Pote

O projeto “Belezas Crespas” consiste em ações que reafirmam a beleza e ancestralidade contidas no cabelo crespo de meninas do Nordeste de Amaralina. A  primeira edição aconteceu na sexta-feira e sábado(09 e 10/11) deste fim de semana.

 

No Primeiro dia,  foi realizada a oficina “Meu  Crespo, Minha Raiz”, onde as meninas foram convidadas a reflexão sobre a importância do cabelo e a transformação de padrões estéticos ao longo da história. No segundo dia aconteceu o ensaio fotográfico que dá nome ao projeto: Belezas Crespas. Meninas de 7 a 19 anos participaram do ensaio realizado nas ruas do Vale das Pedrinhas e Nordeste de Amaralina.

 

O projeto que tem por slogan ”enaltecendo a estética negra das meninas do Nordeste de Amaralina”, foi idealizado pela historiadora Denise Santos e pela antropóloga Mai Meincke. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a autoestima das meninas negras e valorizar a estética do cabelo crespo.“O ensaio tem como intuito refletir sobre ser mulher e o empoderamento por meio do cabelo crespo, bem como ressignificar positivamente a ideia de usá-lo e assumi-lo como símbolo de resistência e construção da identidade negra” ressalta Denise Santos, idealizadora.

 

Yasmin, 10 anos, fala sobre a participação no projeto ”eu me sinto bem!  O racismo tá demais. A gente precisa se amar.”

 

As fotos do ensaio serão disponibilizadas no fim de novembro. Nas próximas edições do projeto meninos do também serão contemplados.

Redação por Adriele do Carmo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.