Salvador

Mudanças viárias na Av. ACM por conta do BRT são alteradas para sábado (01)

As alterações no sistema de transporte público começam no mesmo dia.

As mudanças viárias previstas para começarem no dia (30/01) na Avenida ACM, em função das obras do BRT, foram transferidas para sábado (01) pela Transalvador. As alterações previstas nas linhas de ônibus continuam agendadas para começar também no sábado (01), conforme anunciado anteriormente. Os pontos de ônibus, inclusive, já foram remanejados para a via marginal, no sentido Lucaia.

Entre as mudanças viárias está o fechamento do retorno localizado nas proximidades da Rua da Polêmica. Com isso, será aberto um novo retorno, mais à frente, nas proximidades do Edifício Cidadela. O fluxo de veículos será ordenado através de semáforos, como já acontece atualmente. Para utilizar o retorno, os veículos deverão acessar a via marginal nas proximidades da Rua da Polêmica. Essa mudança será definitiva.

Outra alteração definitiva, também a partir deste sábado (01), vai ser retirada de todo o estacionamento Zona Azul da via marginal da avenida. As vagas serão retiradas paulatinamente, até o dia 3 de fevereiro, quando não será mais possível utilizar o local para estacionamento. Agentes da Transalvador estarão pela região para tirar dúvidas e orientar os condutores sobre as mudanças.

Coletivos – As alterações no sistema de transporte público começam no mesmo dia. No total, 35 linhas que circulam pela Avenida ACM passarão a rodar pela via marginal, no sentido Lucaia, entre a Igreja Universal e a Ladeira da Cruz da Redenção.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), as alterações afetarão 22 linhas oriundas da Rótula do Abacaxi e outras sete que descem o Viaduto Raul Seixas, além de seis que estão fazendo retorno próximo ao Shopping da Bahia.

As linhas provenientes da rótula são:

0207-Massaranduba/Itaigara

0218-Ribeira/Pituba

0342-Vale dos Rios/Circular A

0344-Vale dos Rios/Circular B

0422-Pero Vaz/Itaigara,

0426-Santa Mônica/ Pituba

0518-Sussuarana/CAB /Eng. Velho de Brotas

0713-Santa Cruz/Calçada/Bonfim

0907-Boca do Rio/Ribeira,

0914-Vale dos Rios/Stiep R3

0915-Vale dos Rios/Stiep R4,

0933-Rio das Pedras/ Praça da Sé

1220-Mata Escura/Pituba

1301-Estação Pirajá/Brotas

1320-Pau da Lima/Nordeste

1341-Estação Pirajá/Barra 2

1386-Nova Brasília/Barra

1538,01 e 02- Conjunto Pirajá 1/Pituba

1622-Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato/ Pituba

1643-Fazenda Coutos/Pituba

1645 01 e 02- Alto da Terezinha/Rio Sena/ Pituba

1652- São João do Cabrito/Pituba

Já as que passam pelo viaduto são:

0102-Barbalho/Iguatemi

0421-Pero Vaz/Pituba

0813-Pituba/Vila 2 de Julho/Trobogy

1052-Estação Mussurunga/ Barra 2 1129-Cabula 6/Pituba

1231 e 01-Sussuarana/Barra 2

1386-Nova Brasilia/Jardim Nova Esperança/Barra

As seis linhas que fazem o retorno próximo ao Shopping da Bahia, sentido Lucaia, terão seus itinerários alterados passando pela marginal da Avenida ACM, na altura da MC Donald´s, seguindo pela Avenida Paulo VI (ao lado do Hiper Posto), Rua Wanderley Pinho, fazendo o retorno de volta à Avenida Paulo VI, pegando novamente a marginal da Avenida ACM.

Esses veículos que circulam nessas linhas terão como parada o ponto do entrada do Alto do Saldanha (antiga Comercial Ramos). Abaixo a relação dessas linhas:

1614 Mirantes de Periperi – Itaigara

0715 Lapa – Santa Cruz

0710 Santa Cruz – Aquidabã

0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios

1018 Alto do Coqueirinho – Campo Grande

0714 Santa Cruz – Campo Grande R1

Pontos – Essas mudanças irão afetar cerca de 300 ônibus em horário de pico. O ponto de ônibus que funciona ao lado do viaduto Raul Seixas, defronte à Praça Newton Rique, será desativado e passará a ser no passeio em frente à Igreja Universal. Uma segunda parada, na altura das concessionárias Baviera e Citroen, será realocada para frente do Sine Bahia.

O ponto que fica no lado oposto ao MC Donald´s será desativado e reinstalado logo depois da entrada da Rua da Polêmica, perto do posto Shell. Uma última parada de ônibus localizada na passarela que fica defronte à Comercial Ramos será reposicionada para a marginal, o que dá aproximadamente 30 metros de distância, apenas.

Passarela – Nessa localidade, é bom frisar, a passarela que liga a Comercial Ramos ao Hospital Teresa de Lisieux será demolida. De acordo com o Consórcio BRT, uma nova estrutura provisória atenderá aos pedestres que precisam fazer uso do equipamento para atravessar a avenida. Consequentemente, o ponto em frente ao hospital (sentido Shopping da Bahia) será deslocado para poucos metros à frente, sem afetar a rotina dos transeuntes e usuários de ônibus.

Novo modal – As intervenções do primeiro trecho do BRT, que compreendem trecho de 2,9km de extensão ligando o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô), estão previstas para serem totalmente concluídas até o final deste ano. O investimento é de R$ 212.781.070,50, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

A implantação do novo modal vai possibilitar a criação de linhas exclusivas para o transporte público (sistema BRT), automóveis e bicicletas, em corredores de tráfego próprios e segregados que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas. O sistema será integrado ao metrô e prevê ainda a construção de viadutos e elevados paralelos para implantação das estações. Os primeiros viadutos, na região do Itaigara, já foram concluídos e entregues.

 

As informações são da Agência Salvador

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.