Comunidade

Fiéis comemoram dia de Santo Antônio com festas, missas e procissões no Bairro da Santa Cruz

Moradores do bairro da Santa Cruz, comemoraram nesta quinta-feira (13) o Dia de Santo Antônio. Uma procissão e missa foi realizada para celebrar a data do “santo casamenteiro”.

Tradicionalmente, o mês de junho é um período festivo em toda a região Nordeste do Brasil. São muitas as comemorações, nas quais as famílias passam o dia comendo canjica, bebendo licor e dançando forró. A professora Irene, de 64 anos, também é um apreciadora das festas juninas, mas o motivo da sua celebração é outra. “Viro a noite pensando nos detalhes da homenagem a Santo Antônio”, revela.

Há mais de 50 anos, dona Irene homenageia o santo conhecido como padroeiro dos pobres, casamenteiro e ajudante na busca de objetos perdidos. A tradição começou na sua própria casa, que fica em uma localidade, conhecida como Ceasa do Rio Vermelho, no bairro da Santa Cruz, em Salvador. Segundo dona Irene a devoção se início após a mesma ter encontrado uma imagem de Santo Antônio em buraco de bloco do muro da paróquia Cristo Redentor da Chapada do Rio Vermelho. “A paroquia ainda não era aqui na Chapada, mas tinha uma barraquinha, não tem aqueles blocos bem fechadinho, dentro do bloco eu encontrei um Santo Antônio todo queimado. Aí eu levei para casa, dei um banho, lavei todinho e comecei a reza em minha casa. A barraquinha da paroquia que estava o santo caiu, assim que deu início a minha história de devoção”, contou Irene.

“As portas da minha casa permanecem abertas para a reza. Muita gente da comunidade vem participar e se emociona, agradece as graças alcançadas, tira fotos. A gente faz isso em nome da fé, em primeiro lugar, depois para manter a tradição. É muito bonito ver a emoção do povo. Ele é um santo popular, a gente começa a rezar e o povo acompanha, conhece”, concluiu.

Atendendo à vontade da professora Irene, amigos, familiares e vizinhos ajudaram a realiza a terceira edição da procissão de fé a Santo Antônio, composto por cânticos e orações, que saiu ás 18h30, da casa da professora em direção ao altar da Igreja Cristo Redentor.

 

 

 

LEIA MAIS;

Brasil estreia na Copa América nesta sexta-feira (14) contra a Bolívia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.