Contenção de encosta leva segurança para 2 mil pessoas em Paripe
A intervenção contemplou ainda a pavimentação em asfalto de 461 metros quadrados, passeio em concreto de 308 metros quadrados e guarda-corpo metálico de 231 metros de extensão
Noites de sono mais tranquilas para mais de 2 mil pessoas que vivem nas proximidades da encosta na Travessa Almirante Tamadaré, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O governador Rui Costa inaugurou, na manhã desta quarta-feira (15), as obras de contenção e estabilização da encosta, que corria risco de deslizamento de terra. O investimento de mais de R$ 1,5 milhão incluiu também a recuperação da pista.
“Quem vive ou viveu em encosta sabe o que é acordar de madrugada, toda vez que chove forte, com medo da terra soterrar as pessoas. Aqui não, aqui é a segurança de um sono tranquilo, sem risco mesmo com chuva forte. São 165 encostas que estamos realizando em Salvador e Candeias”, afirmou Rui. A obra, que tem extensão de 236 metros, recebeu tratamento por meio de solo grampeado, plantio de grama, alvenaria em pedra e bloco de concreto em uma área de 3.433 metros quadrados.
Maria do Socorro, 52 anos, lembra das momentos de intranquilidade para as famílias que moram ao pé da encosta. “Quem vive numa situação dessa não consegue dormir quando chove, bastava o céu escurecer um pouco que nosso coração ficava apertado. A gente só podia se apegar em Deus. Mas agora, graças a essa obra, as pessoas vão ficar mais tranquilas”.
A intervenção contemplou ainda a pavimentação em asfalto de 461 metros quadrados, passeio em concreto de 308 metros quadrados e guarda-corpo metálico de 231 metros de extensão. Também foram executados sistema de drenagem para o escoamento de água de chuva. Os serviços fazem parte do Grupo 4 do Programa de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto, do Governo do Estado.
Fonte Secom Gov
Fotos Divulgação