Chavismo vence eleições para governador em 17 dos 23 Estados disputados na Venezuela
Oposição venceu em 5; resultado ainda está indefinido no Estado de Bolívar
O partido governista ligado ao presidente venezuelano Nicolás Maduro, o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), venceu as eleições para governador em 17 dos 23 Estados disputados.
A coalização opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática) ganhou em cinco Estados. O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) informou que o resultado ainda está indefinido no Estado de Bolívar.
Segundo a presidente do CNE, Tibisay Lucena, a participação dos eleitores foi de 61, 14%. O número é superior ao registrado nas eleições para governador de 2012, que levou 53,94% do eleitorado às urnas.
Antes do anúncio do resultado, a oposição já havia feito acusações de fraudes contra o chavismo. O chefe de campanha do MUD, Gerardo Blyde, disse que todas as rádios do Sistema Nacional de Meios Públicos da Venezuela faziam campanha a favor do governo.
“Existem diferentes mensagens a favor dos candidatos do presidente da República, Nicolás Maduro e do governo; e contra os (candidatos) da Unidade. Isso viola absolutamente a lei. A campanha acabou “, disse Blyde durante uma entrevista coletiva neste domingo (15).
Fonte R7
Foto Divulgação