Bahia tem mais de 2 milhões de eleitores com título cancelado
Somente em Salvador, são aproximadamente 377,4 mil cidadãos com o título cancelado
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, anunciou na manhã desta quarta-feira (9), em entrevista coletiva, as ações que estão sendo adotadas pelo Tribunal neste ano eleitoral.
Conforme foi dito na coletiva, na Bahia, mais de 2,2 milhões de eleitores poderão não votar, caso não regularizem a situação cadastral perante à Justiça Eleitoral. Somente em Salvador, são aproximadamente 377,4 mil cidadãos com o título de eleitor cancelado.
As eleições de 2022 estão agendadas para 2 de outubro e terão cinco cargos em disputa: presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. A situação cadastral só poderá ser regularizada até o dia 4 de maio, quando o cadastro eleitoral para as eleições gerais deste ano será fechado. A data corresponde aos 150 dias que antecedem ao pleito.
As solicitações podem ser feitas de forma on-line, com auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (Nave). Os cidadãos que não possuem acesso à internet podem procurar pelo atendimento telefônico do Nave, disponível pelo número (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Ampliação do atendimento
Como forma de ajudar a população, os serviços do Núcleo de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE), do TRE-BA, serão ampliados a partir de quinta-feira (10) para todos os baianos. A ferramenta, que estava disponível para moradores de Salvador e região metropolitana desde agosto de 2021, passa a ser disponibilizada a todos os 417 municípios do estado.
Crédito muita informação