Eleições 2020

Bahia está entre os 10 estados com maior número de deputados concorrendo às eleições municipais

As eleições municipais deste ano vão contar com a presença de 181 deputados estaduais e federais, além de dois senadores na disputa. O número, no entanto, é 20,4% menor do que no pleito de 2016, quando 230 parlamentares disputaram cargo de prefeito e vice-prefeito em cidades brasileiras. Os dados são do repositório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados pela Agência Fiquem Sabendo.

Na Bahia, no entanto, não houve variação no período, com 10 deputados na corrida eleitoral, tanto em 2016 quanto em 2020. Somente na capital baiana são três deputados estaduais: Pastor Sargento Isidório (Avante), Olívia Santana (PCdoB) e Hilton Coelho (Psol). Eles se licenciaram das cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para disputar a Prefeitura de Salvador.

O município de Feira de Santana, no centro norte baiano, também conta com três parlamentares na corrida eleitoral: Dayane Pimentel (PSL), Zé Neto (PT) e José de Arimateia (PRB). Já Porto Seguro conta com Uldurico Júnior (PROS) e Jânio Natal (PL). Em Lauro de Freitas, a deputada Mirela Macedo (PSD) disputa a cadeira de prefeito, enquanto em Serrinha, Osni (PT) tenta a eleição para chefiar o executivo municipal.

Com as candidaturas, a Bahia é o sétimo estado com maior número de parlamentares na disputa das eleições municipais, atrás de Rio de Janeiro (24), Minas Gerais (13), Maranhão (12), Ceará, Goiás e Paraná, com 11 nomes cada um. Já atrás da Bahia aparecem São Paulo (9) e Espírito Santo (8).

Nas eleições de 2010, 61 parlamentares foram eleitos em todo o país. Na Bahia, 6 deputados conseguiram o cargo, entre eles o atual vice-prefeito e candidato à Prefeitura de Salvador, Bruno Reis (DEM). Além deles, tomaram posse em 1º de janeiro de 2017 Vando, em Monte Santo; Roberto Oliveira, em Eunápolis; Moema Gramacho, em Lauro de Freitas; e Rogério Andrade, em Santo Antônio de Jesus. Outro que foi eleito, mas não quis deixar o cargo de deputado estadual, foi Jânio Natal, em Belmonte.

 

Fonte: BNews

 

LEIA MAIS; “Não há preocupação nesse momento”, diz Secretário Leo Prates sobre aumento das internações pediátricas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.