Comunidade

Atendimento Psicossocial na União Santa Cruz está mudando realidade dos moradores da região

A Associação União Santa Cruz é um espaço importantíssimo na vida dos moradores da Santa Cruz e região. Representar e defender os moradores do Bairro da Santa Cruz, promovendo a sua participação ativa nos destinos do bairro e lutando para proporcionar aos moradores a qualidade de vida a que todos os cidadãos sem exceção têm direito. É na União Santa Cruz que às crianças e adolescentes também aprenderam outras lições fundamentais para a vida em sociedade, como compartilhar, ouvir, respeitar o outro, ser solidário e pensar no bem comum. Porém, quando a isntituição está inserida em um contexto de vulnerabilidade social, com riscos de exposição à negligência, abandono emocional, à violência física, seu papel na vida dos moradores, principalmente das crianças e adolecentes torna-se ainda mais importante.

É o caso da União Santa Cruz, Associação de moradores que funciona a mais de 30 anos na comunidade da Santa Cruz, que mantém o projeto “União Mais Saúde”. A iniciativa, desenvolvida pela direção em parceria com psicóloga Eliana Sena, em conjunto com a rede de apoio do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, proporciona um ambiente seguro para os moradores exporem seus anseios e buscarem apoio emocional para a resolução de problemas e conflitos.

De acordo com o  diretor da instituição e Conselheiro Tutelar, Alexandre Almeida, o grande objetivo é atendê-los de forma integral, contribuindo com a autoestima, a motivação, o engajamento, além de reforçar as parcerias família-escola e prevenir todas as formas de violência. “Nossas crianças, adolescentes e genitores demonstram algumas carências e a nossa psicóloga , Eliana Sena ouvem suas aflições, através de uma linguagem e uma abordagem diferente, com muita compreensão e apoio. Eles criaram uma confiança enorme e tem aqui um porto-seguro. Para nós é de suma importância”, diz.

 

LEIA MAIS;

Subsecretário da SPMJ Mateus Simões suspende a posse do Novo Colegiado do CMDCA de Salvador

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.