Notícias

Agosto Lilás: Bruno Reis detalha ações e políticas de combate da violência contra a mulher

Prefeito Bruno Reis destacou ações de políticas voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher no Agosto Lilás

O prefeito Bruno Reis (UB) disse que este mês destaca as políticas de enfrentamento da violência contra a mulher. Nesse sentido, em Salvador, o gestor municipal anunciou nesta terça-feira (9) um plano de ações para a campanha Agosto Lilás.

“Fizemos a assinatura com o Ministério Público do Trabalho para receber equipamentos para fortalecer as nossas estruturas de combate, enfrentamento e apoio as mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, lançamos uma plataforma digital onde é possível cadastrar mulheres empreendedoras da nossa cidade, que têm capacidade de produzir produtos, oferecer serviços. E vamos divulgar essa plataforma para que os serviços e produtos possam ser consumidos”, disse Bruno Reis.

Na capital baiana, o cronograma do Agosto Lilás prevê atividades como aulas de defesa pessoal, feira socioassistencial e capacitações, além do mencionado Programa Municipal de Enfrentamento a Violência Institucional contra Mulher na Prefeitura de Salvador.
Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis em uma roda de conversa formada pela secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; a diretora de Política para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira; e Luiz Carneiro, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA). Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica entre as partes, com a finalidade de garantir, desenvolver e acompanhar políticas públicas, apoiar as ações relacionadas à mulher e à juventude, bem como promover e defender os direitos da criança e do adolescente no município de Salvador.

Durante a fala, o prefeito recordou as ações implementadas pela Prefeitura para oferecer capacitação, acolhimento e oportunidades às mulheres soteropolitanas. “Este trabalho acontece em Salvador durante todo o ano, mas neste mês enfatizamos com uma série de ações e iniciativas, sempre procurando proteger, empoderar e garantir às mulheres um papel de destaque em nossa sociedade”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda que a capital baiana é a cidade da diversidade e a expectativa é de que essas ações sejam um incentivo ainda maior para as mulheres. Outras iniciativas destacadas pelo gestor foram a criação do Núcleo de Enfrentamento ao Feminicídio (NEF), no Comércio, e início das obras de construção da Casa da Mulher Brasileira, no Stiep, além das atividades de acolhimento e cuidado para o público feminino e conscientização da população em geral.
Fernanda Cerqueira lembrou que as ações apresentadas proporcionam às mulheres acesso a direitos fundamentais, além de capacitá-las com noções de empreendedorismo. “Estamos inseridos em espaços, instituições e órgãos para identificar, acolher e trabalhar para a erradicação da violência contra a mulher”, pontuou.

Agosto Lilás
Para este mês de agosto, a Prefeitura planejou diversas iniciativas para fortalecer as políticas públicas, gerar informação, capacitação e qualificação profissional. Confira a programação das próximas atividades:

Dia 10/8 (quarta-feira): Aula de Defesa Pessoal para as atendidas do CAMSID.
Dias 10 a 12/8 (quarta a sexta-feira): Capacitação do Alerta Salvador para funcionárias da Limpurb, na BR-324.

Dia 11/8 (quinta-feira): Cram em Movimento na Feira Socioassistencial, em Alto de Coutos.

Dia 13/8 (sábado): Cram em Movimento na Feira Socioassistencial do Mané Dendê, no Subúrbio.

Dias 15 e 16/8 (segunda e terça-feira): Aula de Defesa Pessoal para as atendidas do Cram Loreta Valadares, nos Barris.

Dia 17/8 (quarta-feira): Aula de Defesa Pessoal para as atendidas do Centro de Referência Arlette Magalhães, em Fazenda Grande II.

Dia 22 (segunda-feira): Capacitação do Alerta Salvador na Guarda Civil Municipal, na Avenida San Martin.

Dias 15 e 16/8 (segunda e terça-feira): Aula de Defesa Pessoal para as atendidas do Cram Loreta Valadares, nos Barris.

Dia 17/8 (quarta-feira): Aula de Defesa Pessoal para as atendidas do Centro de Referência Arlette Magalhães, em Fazenda Grande II.

Dia 22 (segunda-feira): Capacitação do Alerta Salvador na Guarda Civil Municipal, na Avenida San Martin.

Credito bocão News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.