Salvador

77 linhas de ônibus vão sofrer alterações em 32 bairros e começam a vigorar a partir desta quinta-feira (12)

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a estação Acesso Norte, passará a funcionar como transbordo, ou seja, várias linhas terão esse ponto como destino final

Quem costuma utilizar o transporte público de Salvador já deve ter notado diversas mudanças no serviço desde a integração entre ônibus e metrô. Seja na mudança de itinerários, criação ou desativação de algumas linhas de ônibus, as alterações estão modificando o dia a dia dos passageiros. E a partir desta quinta-feira (12), os moradores de alguns bairros da capital baiana terão que se adaptar às novas rotinas. Isso porque será realizada a implantação da 1ª fase da reestruturação das linhas de ônibus de Salvador.

 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a estação Acesso Norte, passará a funcionar como transbordo, ou seja, várias linhas terão esse ponto como destino final, como já acontece com as estações Pirajá, Lapa e Mussurunga. A partir do feriJá neste feriado, dia 12, as linhas com destino a Barroquinha e São Joaquim/Comércio que saem de bairros como Conjunto Marback, Vale do Matatu, Sussuarana, Mata Escura, Engomadeira, Arenoso, Jardim Santo Inácio e Tancredo Neves levarão os passageiros até a estação Acesso Norte.

 

No terminal, os usuários terão duas novas linhas disponíveis: Acesso Norte-Barroquinha, com frota de 10 veículos e intervalo de cinco minutos; e Acesso Norte-São Joaquim/Comércio, com frota de seis veículos e intervalo de 15 minutos.

 

Ainda segundo a Semob, no bairro do Alto do Peru, por exemplo, o intervalo entre as viagens passará de 70 para 22 minutos. O número de corridas também será ampliado, de 10 para 30. Será mantido o atendimento para Sete Portas/Barroquinha, que através da estação Acesso Norte permitirá a integração com outras regiões da cidade. O bairro também terá uma linha para a Lapa, que permitirá o acesso às linhas 1 e 2 do metrô.

 

Intervalo das viagens

 

Já as linhas Sussuarana-Barroquinha e Novo Horizonte-Barroquinha serão substituídas pela Novo Horizonte/Sussuarana-Acesso Norte. Com isso, o atendimento do bairro passa de um intervalo médio de 85 para 20 minutos, e sai de 26 para 33 viagens por dia.

 

Em nota, o secretário Fábio Mota, disse que as mudanças terão reflexo sobre problemas históricos do transporte público de Salvador. “Nosso objetivo, com isso, é enfrentar problemas crônicos como a superlotação dos ônibus, viagens longas e espera nos pontos, o que dificultava a vida dos usuários de transporte público. Estamos, portanto, enfrentando todos esses problemas no sentido de resolvê-los para melhorar a qualidade do serviço prestado e ampliar a quantidade de viagens realizadas pela população”, afirma o titular da Semob.

 

A secretaria informou que fará ainda 15 reuniões antes de implementar as mudanças, para explicar as alterações para a população. Ao todo, serão quatro fases de reestruturação, e a expectativa é que todas as mudanças sejam implantadas até fevereiro de 2018.

 

Confira a lista dos bairros que passarão por mudança a partir de quinta-feira (12)

 

Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha, Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro, Engomadeira, Arenoso, Tancredo Neves, Mata Escura/Jardim Santo Inácio, Sussuarana/Nova Sussuarana/Novo Horizonte.

Redação Bocão News

Foto Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.