77 linhas de ônibus vão sofrer alterações em 32 bairros e começam a vigorar a partir desta quinta-feira (12)
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a estação Acesso Norte, passará a funcionar como transbordo, ou seja, várias linhas terão esse ponto como destino final
Quem costuma utilizar o transporte público de Salvador já deve ter notado diversas mudanças no serviço desde a integração entre ônibus e metrô. Seja na mudança de itinerários, criação ou desativação de algumas linhas de ônibus, as alterações estão modificando o dia a dia dos passageiros. E a partir desta quinta-feira (12), os moradores de alguns bairros da capital baiana terão que se adaptar às novas rotinas. Isso porque será realizada a implantação da 1ª fase da reestruturação das linhas de ônibus de Salvador.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a estação Acesso Norte, passará a funcionar como transbordo, ou seja, várias linhas terão esse ponto como destino final, como já acontece com as estações Pirajá, Lapa e Mussurunga. A partir do feriJá neste feriado, dia 12, as linhas com destino a Barroquinha e São Joaquim/Comércio que saem de bairros como Conjunto Marback, Vale do Matatu, Sussuarana, Mata Escura, Engomadeira, Arenoso, Jardim Santo Inácio e Tancredo Neves levarão os passageiros até a estação Acesso Norte.
No terminal, os usuários terão duas novas linhas disponíveis: Acesso Norte-Barroquinha, com frota de 10 veículos e intervalo de cinco minutos; e Acesso Norte-São Joaquim/Comércio, com frota de seis veículos e intervalo de 15 minutos.
Ainda segundo a Semob, no bairro do Alto do Peru, por exemplo, o intervalo entre as viagens passará de 70 para 22 minutos. O número de corridas também será ampliado, de 10 para 30. Será mantido o atendimento para Sete Portas/Barroquinha, que através da estação Acesso Norte permitirá a integração com outras regiões da cidade. O bairro também terá uma linha para a Lapa, que permitirá o acesso às linhas 1 e 2 do metrô.
Intervalo das viagens
Já as linhas Sussuarana-Barroquinha e Novo Horizonte-Barroquinha serão substituídas pela Novo Horizonte/Sussuarana-Acesso Norte. Com isso, o atendimento do bairro passa de um intervalo médio de 85 para 20 minutos, e sai de 26 para 33 viagens por dia.
Em nota, o secretário Fábio Mota, disse que as mudanças terão reflexo sobre problemas históricos do transporte público de Salvador. “Nosso objetivo, com isso, é enfrentar problemas crônicos como a superlotação dos ônibus, viagens longas e espera nos pontos, o que dificultava a vida dos usuários de transporte público. Estamos, portanto, enfrentando todos esses problemas no sentido de resolvê-los para melhorar a qualidade do serviço prestado e ampliar a quantidade de viagens realizadas pela população”, afirma o titular da Semob.
A secretaria informou que fará ainda 15 reuniões antes de implementar as mudanças, para explicar as alterações para a população. Ao todo, serão quatro fases de reestruturação, e a expectativa é que todas as mudanças sejam implantadas até fevereiro de 2018.
Confira a lista dos bairros que passarão por mudança a partir de quinta-feira (12)
Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha, Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro, Engomadeira, Arenoso, Tancredo Neves, Mata Escura/Jardim Santo Inácio, Sussuarana/Nova Sussuarana/Novo Horizonte.
Redação Bocão News
Foto Divulgação