Politica

Wagner diz a Lula que não quer ser candidato ao governo da Bahia

Caso Otto Alencar não seja opção, a base governista não terá nome para a candidatura

O Senador Jaques Wagner (PT) informou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não quer se candidatar ao Governo da Bahia. Com a desistência, aliados buscam uma alternativa para concorrer ao governo do estado que possui 10,8 milhões de eleitores e é quarto maior colégio eleitoral do país.

 

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o senador Otto Alencar (PSD) se apresenta como primeira opção, mas a escolha, contudo, enfrenta resistências do comando nacional do PSD, que prefere ver Otto concorrendo à reeleição. Com o impasse, necessitaria de uma terceira opção: a escolha de um novo nome do PT para concorrer ao governo no lugar de Jaques Wagner e a manutenção de Otto como candidato ao Senado.

O problema é que esta opção, contudo, tem um outro obstáculo: a falta de um nome natural. Nos sete anos de governo Rui Costa (PT), nenhum dos deputados da bancada baiana e do secretariado do governador conseguiu se preparar para tentar concorrer ao cargo.

A Folha de S.Paulo apurou que o recuo de Wagner desagradou ao ex-presidente Lula, que via o palanque na Bahia como pacificado. Agora, a decisão sobre quem deve encabeçar a chapa para o Governo da Bahia deve ser tomada até o fim do Carnaval. Antes disso, serão ouvidos os demais partidos da base aliada, além do ex-presidente Lula.

Caso seja confirmada a candidatura de Otto ao governo baiano, a expectativa é que o governador Rui Costa renuncie em abril para ser candidato ao Senado, cargo para qual entraria na disputa na condição de favorito.

 

Aliados de Rui destacam que o governador tem boa avaliação e sua presença na chapa seria um ativo importante para a chapa governista na Bahia. Mas fazem questão de frisar que a candidatura ao Senado não é uma imposição. Nomes próximos a Jaques Wagner, por outro lado, veem Rui Costa com apetite por um novo mandato a partir de 2023.

Nos últimos dias, parlamentares petistas têm defendido publicamente a formação de uma chapa com Jaques Wagner para o governo, Rui Costa para o Senado, Otto Alencar como vice e o PP com a primeira suplência do Senado. ​

Crédito Jornal Atarde

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.