Bahia

Todos os dias, 12 pessoas são internadas pelo SUS para tratar câncer de mama na Bahia

Outubro chegou e, com ele, a cor rosa começou a aparecer em diversas campanhas e monumentos para alertar a população sobre a necessidade dos cuidados preventivos do câncer de mama. A doença mata, em média, 447 pessoas todos os meses no país, sendo a primeira causa de óbitos por neoplasias malignas em mulheres.

No mundo, uma em cada oito mulheres desenvolvem câncer de mama ao longo da vida e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados para 2020 mais de 66 mil novos casos da doença. Em razão do diagnóstico tardio e pela demora no início do tratamento, a taxa de mortalidade é de 25% no Brasil.

Cenário baiano
Já na Bahia, o câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais leva à morte a população, com uma média de 24 óbitos mensais para casos tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Bahia também aparece em quinta colocação no cenário nacional em relação ao número de internações em razão de neoplasias malignas, atrás São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Em números absolutos, entre 2014 e agosto de 2020, o estado teve 24.149 registros de internações na rede SUS por causa da doença, uma média de 12 entradas por dia nos hospitais.

Pandemia
Neste ano, com a pandemia da Covid-19, 62% das mulheres deixaram de ir ao ginecologista e, consequentemente, não realizaram a mamografia preventiva. O percentual sobe para 73% entre as brasileiras com idade acima dos 60 anos, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus.

Os dados são da pesquisa “Câncer de mama: o cuidado com a saúde durante a quarentena”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) em algumas capitais brasileiras.

A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, afirmou que as mulheres devem aproveitar o outubro rosa para colocar o exame de mamografia em dia. De acordo com ela, quando o tumor é detectado na fase inicial, a chance de cura é de 95%. “A mamografia consegue detectar coisas muito pequenas, que não dá para sentir na apalpação [da mama]”, explicou.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que a mamografia preventiva seja feita anualmente para as mulheres a partir dos 40 anos. Já o Ministério da Saúde orienta que o exame seja ofertado para aquelas que têm 50 e 69 anos, a cada dois anos.

 

Fonte: BNews

 

LEIA MAIS; Mulher de Bruno Reis leva noiva de ACM Neto em campanha pela cidade

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.