Politica

Suíca diz que “Carnaval do Nordeste continua tradicional” com termo assinado no MP

“O acordo serviu para manter o carnaval com as mesmas características que é a marca da tradicionalidade da festa de momo no bairro”, diz Suíca.

O tradicional Carnaval do Nordeste de Amaralina (Circuito Mestre Bimba) vai continuar-nos mesmos moldes – com o minitrio indo e voltando na avenida principal. Esse foi um dos pontos firmados em termo assinado, nesta quinta-feira (25), no Ministério Público da Bahia entre órgãos da prefeitura de Salvador, associações de moradores e de blocos carnavalescos do bairro, Defensoria Pública, conselhos tutelares, Ministério Público do Trabalho (MPT) e organização dos festejos. Para o edil e líder do PT na Câmara da capital, Luiz Carlos Suíca, o acordo serviu para manter o carnaval com as mesmas características que é a marca da tradicionalidade da festa de momo no bairro.

 

“A organização é fundamental para que se tenha uma festa com a participação de todos os envolvidos, gerando renda e emprego para a comunidade. E é assim que observamos essa construção por meio do diálogo com o Ministério Público e Defensoria Pública com os movimentos envolvidos no carnaval do Nordeste. As barracas, os enfeites, os sons, palcos, os blocos e os mini trios vão continuar marcando os festejos nesta região”, salienta o edil petista destacando a participação da promotora Lívia Vaz e da secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Fabya Reis. O vereador iniciou um debate com a secretaria para valorizar os carnavais de bairros e um dos pontos debatidos foi a mudança do Carnaval do Nordeste de Amaralina.

 

A Polícia Militar tinha solicitado ao Ministério Público que os minitrios com blocos só tivessem o trajeto de ida do circuito do carnaval do Nordeste, o que foi contestado e regulado pelo órgão juntamente a prefeitura e todos os representantes envolvidos. Basicamente o que mudou no acordo firmado, nesta quinta, foi o texto da cláusula 14. A mudança assegura que os minitrios, possam transitar no circuito Mestre Bimba em sentido duplo na via, sem cruzamento dos blocos, com encerramento dos desfiles às 3h da manhã, com ressalva dos blocos infantis, que devem encerrar às 14h.  A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) também assume disponibilizar no Posto Operacional da localidade os serviços de observação do sistema Badauê.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.