Sessão especial celebra o Dia do Engenheiro
A iniciativa é do presidente da Câmara, vereador Leo Prates
Engenheiro eletricista por formação, o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), foi o autor de uma sessão especial em comemoração ao dia dos profissionais dessa área. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), no Plenário Cosme de Farias. Segundo Prates, “foi nessa data, em 1933, que a profissão foi regulamentada no Brasil”.
Leo Prates foi um dos incentivadores da formação da Associação dos Servidores Municipais de Engenheiros e Arquitetos (Asmea). O presidente da Casa lembrou que atuou “pela aprovação de um Projeto de Lei (nº 613/2013) que promoveu o realinhamento dos vencimentos de arquitetos e engenheiros que trabalham nos quadros da Prefeitura de Salvador”.
É de sua autoria, também, o Projeto de Resolução nº 01/2015. A proposição criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos na Câmara Municipal de Salvador. Segundo Prates, “é necessário estar atento às demandas da nossa categoria”.
De acordo com Ubiratan Félix, presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge/BA), “este é um momento festivo, mas também de reflexão”. Ele argumentou que as faculdades de Engenharia no Brasil formam profissionais capazes de desenvolver tecnologias. Entretanto, frisou que, “infelizmente, o mercado nacional nem sempre aproveita todo esse potencial científico da categoria. Mas o engenheiro brasileiro tem uma grande capacidade de adaptação, criatividade e improvisação”.
Ubiratan Félix parabenizou “os profissionais de Engenharia pela contribuição que oferecem à nossa sociedade no desenvolvimento técnico, cientifico, social e econômico, pois neste dia importante de reconhecimento da nossa profissão é fundamental reafirmamos o nosso compromisso com a Engenharia e com o Brasil”.
Também presente ao evento, o superintendente da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, afirmou que a sessão especial realizada pelo presidente Leo Prates é muito importante para esta categoria que presta valorosos serviços à população de Salvador. Ele pontuou que “um dos homenageados hoje, inclusive, é um servidor decano da Codesal, o engenheiro José Casqueiro. Portanto, é muito relevante esta iniciativa da Câmara que contempla também os engenheiros que atuam em diversos órgãos da Prefeitura”.
Durante a sessão especial, diversos engenheiros com atuação de destaque na área também foram homenageados. Dentre eles, Tatiana Dumêt, professora e a primeira mulher a ocupar a diretoria da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba); Márcia Nori, engenheira de alimentos, vice-presidente do Senge-BA e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); Paulo Medeiros, engenheiro civil; Asher Kiperstok, coordenador da Rede de Tecnologias Limpas da Universidade Federal da Bahia (UFBa), e in memoriam Horácio Brasil, ex-superintendente do Setps (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador).
A mesa do evento também foi prestigiada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), Marcos Amigo, presidente do Conselho Regional de Engenharia, seção Bahia (Crea-Ba), e Ronald Silva, presidente da Asmea.
Fonte Ascom Câmara
Foto Divulgação