Salvador

QUE PERIGO! Defesa Civil aponta que 90% de casarões antigos correm algum risco de desabar; maioria tem moradores

90% dos 639 casarões antigos existentes em Salvador e cadastrados junto à Defesa Civil municipal (Codesal) correm algum risco de desabar. Foi o que revelou um levantamento feito pelo órgão. A situação é ainda mais preocupante porque de cada 10 imóveis, seis estão habitados.

A maioria desses casarões está localizado no bairro do Comércio e na região do Centro Histórico. Dos que apresentam algum risco, conforme a Codesal, 140 podem desabar a qualquer momento.

Em um dos imóveis, na Rua do Julião, no Comércio, moram sete famílias. Em outro casarão na mesma região, as estruturas de ferro usadas para escorar o imóvel estão tão oxidadas que algumas partes já se quebraram.

A Codesal disse que notifica os proprietários dos imóveis e alerta os moradores sobre os riscos. “Quando a gente encontro o proprietário, a gente notifica ele para a recuperação estrutural. Quando a gente não encontra o proprietário — na maioria das vezes os casarões são abandonados e invadidos — a gente notifica, em caso de risco iminente, os moradores, para que eles desocupem. E esses moradores precisam sair. A gente encaminha para o setor social da Codesal para que eles entrem no benefício, no auxílio emergencial”, afirmou ao G1, a subcoordenadora de áreas de risco do órgão, Rita Moraes.

Por meio de nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) disseram que fazem vistorias para identificar problemas para preservar o patrimônio cultural, mas que a responsabilidade pela conservação, limpeza e segurança do imóvel, mesmo estando tombado, é do proprietário.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

LEIA MAIS;

“Operação Armadilha” prende homem que ofertava falsa vaga de emprego em site de anúncios

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.