Prefeito ACM Neto entrega obras no Farol da Barra neste sábado (23)
No mesmo local, o prefeito assina a ordem de serviço para a requalificação do Morro do Cristo
Curtir o pôr do sol na Barra será ainda mais prazeroso a partir de agora. Isso porque o prefeito ACM Neto entrega, neste sábado (23), às 10h30, as intervenções para reurbanização do entorno do Forte Santo Antônio da Barra, onde fica situado o farol. Entre as intervenções estão a substituição do gramado e a construção de um mirante para contemplação das belezas naturais que o local generosamente oferece aos baianos e visitantes. No mesmo local, o prefeito assina a ordem de serviço para a requalificação do Morro do Cristo.
As ações são fruto de um trabalho em conjunto das secretarias municipais de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), de Ordem Pública (Semop) e da Superintendência de Conservação de Obras Públicas (Sucop), além da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Todo o trabalho foi executado sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de monumento tombado.
Foram substituídos 2,4 mil metros quadrados de grama – da espécie Esmeralda, que se adapta bem ao solo e clima soteropolitanos. O solo foi rebaixado cerca de 40 centímetros, recebeu adubo e terra vegetal para estar apto ao replantio da grama. Também foi construído um mirante para contemplação e tirar fotografias. As intervenções abrangem ainda recomposição de pedras portuguesas, guarda-corpos, acessibilidade e nova iluminação cênica, com investimentos de aproximadamente R$ 800 mil.
Ordem de serviço – Na ocasião, o prefeito assina a ordem de serviço para requalificação do Morro do Cristo, na Barra. Para a requalificação do Morro do Cristo – que é parte das ações ao longo de toda a Orla da capital baiana –, serão realizadas obras numa área de aproximadamente 500 m², com investimento previsto de R$1,2 milhão. A medida acontece às vésperas do Natal, celebrando a data mais importante do calendário cristão.
As ações no monumento contemplam nova alvenaria de contenção, implantação de piso e de iluminação cênica. Além do restauro da estátua do Cristo Salvador, será feita substituição do pedestal, que passará de granito preto para vidro, sem alterar as características do patrimônio, que já foi tombado pelo município, em março deste ano. A mudança do pedestal, junto com a iluminação, tem como intuito fazer com que as pessoas tenham a impressão de que o Cristo pareça “flutuar” ao largo do mar.
O projeto contempla também a instalação de uma Praça das Bandeiras que, inclusive, poderá ser utilizada para realização de missas campais. Haverá também melhorias no acesso, com instalação das placas atuais de concreto por granito – o que garantirá maior durabilidade – formando degraus ao longo da encosta. Será mantida ainda toda a vegetação existente, com uma diferença: o plantio de novos coqueiros na localidade.
Fonte Ascom
Foto Divulgação