Brasil

Perfil Comportamental. Descubra o seu!

Life Coach explica as qualidades e os pontos de melhoria de cada perfil

No dia a dia passamos por situações difíceis de compreender, e nessas horas é muito importante ter autoconhecimento para as inúmeras tomadas de decisões do dia-a-dia. Conhecer nosso Perfil Comportamental permite saber habilidades e capacidades, bem como pontos fortes e as maneiras de potencializá-los em favor do sucesso profissional e pessoal.

 

Segundo a Life Coach, Luciane Cadan, o teste de perfil comportamental auxilia as pessoas a também entender o outro, respeitar as diferenças e enaltecer as qualidades. Isto porque cada pessoa é única, possui seu valor, suas qualidades e crenças. Entender o perfil comportamental é traçar um caminho de harmonia.

 

 

 

No ambiente do trabalho, o perfil comportamental é muito importante para que os cargos e exigências sejam aplicados para as pessoas certas, aos perfis corretos, não desperdiçando tempo, talento e energia. Assim, cada pessoa busca seu próprio potencial, sem precisar focar naquilo onde não possui muita habilidade.

 

 

 

Existem quatro perfis que uma pessoa pode se encaixar: executor, planejador, analista e comunicador. Mas também há combinações e níveis para esses perfis. Uma pessoa pode ser a combinação de dois ou mais perfis, por exemplo. A Life Coach explica os 4 perfis comportamentais abaixo:

 

 

 

Executores

 

Sabe aquela pessoa que pensa e logo entra em ação?  Esse é o executor. Uma pessoa que busca e executa, e mesmo com os desafios se mostra capaz de superá-los. Por ser autoconfiante, o executor pode um pouco autoritário, sempre acreditando nos seus ideais. Não tem preguiça do trabalho, é ótimo líder e muito otimista.

 

 

 

Planejador

 

Pensando em alguém flexível, disciplinada e prudente? Esse é o perfil comportamental do planejador. Uma pessoa com um perfil assim é mais observadora, costuma entender, pensar, e planejar muito antes de dar o primeiro passo. Mesmo assim, essa pessoa consegue realizar uma tarefa até o fim. Com paciência, criatividade e bom senso, o planejador não se desequilibra nos momentos tensos.

 

 

 

Analista

 

Discretos, os analistas passam por pessoas calmas e muitas vezes retraídas. Uma das vantagens desse perfil é a sua sensibilidade, a agilidade e a inteligência. Em contrapartida, são indivíduos mais pessimistas e se magoam com certa facilidade. Muito comprometido, o analista desenvolve tarefas minuciosas, geralmente com o estímulo de outras pessoas. Como são intuitivos e curiosos, quando que aparece um obstáculo, o analista apresenta uma solução.

 

 

 

Comunicador

 

O comunicador adora uma boa conversa, por isso é ótimo no trabalho em equipe. Além disso, ao combinar com outro perfil comportamental, o comunicador consegue agregar e motivar mais ainda a todos. Esse tipo de perfil não gosta de ficar parado, possui carisma de sobra, e consegue resolver assuntos com agilidade.

 

 

 

Enfim, conhecer o Perfil Comportamental é muito importante, entretanto, é por meio de um teste mais específico aplicado por um Coach, que é possível conhecer mais a fundo as competências de cada pessoa, e orientar de forma clara, dentro de cada contexto como utilizar o potencial de cada um a favor da vida pessoal e profissional. Conhecer o próprio perfil comportamental é buscar autoconhecimento, imprescindível para uma boa qualidade de vida.

Foto Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.