Notícias

Número de mortos por incêndios na Califórnia sobe para 24

Centenas estão desaparecidos; ventos e tempo seco agravam situação

Bombeiros lutavam nesta quinta-feira para conter a propagação de incêndios florestais que já mataram ao menos 24 pessoas até esta quinta-feira (12) no norte do Estado norte-americano da Califórnia, e o tempo seco e ventos fortes ameaçavam espalhar ainda mais as chamas.

 

Quase duas dúzias de incêndios espalhados por oito condados vêm se espalhando praticamente sem controle desde que irromperam no domingo (8), e centenas de moradores estão desaparecidos.

 

O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos alertou na manhã desta quinta-feira para a persistência de “condições climáticas críticas para incêndios” na área nos próximos três dias.

 

Não há expectativa de chuva, e ventos secos de mais de 55 km/h estão soprando do norte.

 

O incêndio mais mortal da Califórnia, conhecido como Tubbs, estava a três quilômetros de Calistoga, uma comunidade do mundialmente famoso setor vinicultor do Vale de Napa cujos 5 mil residentes foram orientados a deixar suas casas na quarta-feira.

“Vai depender do vento” a cidade queimar ou não, disse o chefe de bombeiros de Calistoga, Steve Campbell, à Reuters, no início desta quinta-feira. “Há previsão de ventos fortes, mas ainda não os recebemos”.

 

Na noite de quarta-feira novas ordens de retirada também foram emitidas no condado de Sonoma para partes de Santa Rosa, a maior cidade da região de vinhedos, e para Geyserville, uma pequena cidade de 800 pessoas.

 

Os incêndios arrasaram cerca de 69 mil hectares de terras e destruíram cerca de 3.500 edifícios. Bairros inteiros foram reduzidos a paisagens de cinzas, árvores queimadas e carros incinerados.

 

As 24 mortes registradas tornam estes os incêndios mais letais no Estado desde 1991.

Fonte INTERNACIONAL  por REUTERS

Fotos Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.