Marcha Negra em Legítima Defesa do Nordeste de Amaralina e contra o genocídio da juventude negra
Marcha contra o genocídio do povo negro ocorre em várias partes da cidade
Realizada na tarde de ontem (18), a 11ª Marcha Negra “Em Legitima Defesa”, reuniu integrantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias, figuras políticas e o Movimento Reaja, que pediram a manutenção e o fortalecimento de políticas que promovam a igualdade racial e social.
Vivemos em um país onde, a cada 25 minutos, um jovem negro é morto de forma violenta e onde temos a terceira maior população carcerária do mundo. Mudam-se os senhores, as senzalas, os açoites, mas a exploração, a opressão e a negação ao direito ao futuro e a uma vida digna permanecem mais latentes do que nunca.
A marcha também protestou contra o genocídio da população negra do bairro do Nordeste de Amaralina, “a um mês atrás, aconteceu uma operação policial em nossa comunidade, 12 jovens foram assassinatos e até o momento nenhuma resposta da secretaria de justiça do estado da Bahia”, falou participante.
Na marcha, que percorreu as ruas da comunidade do Nordeste de Amaralina, até chegar ao largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, os participantes também entoaram gritos “Fora Temer e leve ACM”.
Redação União Notícias
Fotos Lázaro Assis