União Noticias Veneto Grill
Veja o que abre e fecha em Salvador no feriado de 7 de Setembro

Lojas de shoppings de Salvador não abrirão neste domingo (03)

By

A partir deste domingo  (03), as lojas dos shoppings de Salvador não vão poder mais abrir aos domingos, até que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) entrem em novo acordo sobre a mão de obra dos funcionários dos estabelecimentos.

De acordo com a jornalista Tailane Muniz, do Correio 24h, os shoppings Barra, Salvador, Bela Vista e Norte informaram os horários de funcionamento. Algumas lojas, como Americanas, Le Biscuit e algumas farmácias, por integrarem outros sindicatos, funcionam normalmente.

Ainda segundo a jornalista, o Shopping da Bahia, também por meio de nota, afirmou que “estará com sua estrutura de segurança, manutenção e limpeza operando normalmente para apoiar os lojistas que decidirem abrir nesse domingo (3)”.

Um decreto assinado pelo juiz Arnaldo de Oliveira, da 18º Vara do Trabalho de Salvador, e homologado e protocolado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-BA), garantia o funcionamento normal dos centros de compras até quinta-feira (31) passada.

Conforme o Correio 24h, o coordenador regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, explicou que, embora a prefeitura tenha assinado decreto, com validade até 30 de abril, a decisão não tem competência quanto à mão de obra dos funcionários.

“O município pode legislar sobre a abertura ou não do comércio, mas a mão de obra já é da alçada do Ministério do Trabalho. É possível que haja uma próxima tentativa de conciliação entre as partes”, disse Piaggio, em referência à Fecomércio e Sindilojistas.

Em nota, O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) afirmou que a decisão de proibição permanece válida em relação às empresas vinculadas ao Sindilojas, que, segundo o TRT5, não fez acordo com o sindicato dos empregados.

“Entretanto, existe pendente de julgamento Embargos de Declaração e já tem recurso ordinário para o segundo grau do tribunal decidir. Um julgamento dos Embargos de Declaração deve ocorrer até a semana que vem. A proibição não se aplica às lojas do Fecomércio que firmou convenção coletiva da categoria até fevereiro”, explicou.

Às informações são do iBahia

Foto: Reprodução

LEIA MAIS;

Suíca promove evento para receber amigos e aliados políticos na Festa do Rio Vermelho

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like