Salvador

Lojas de shoppings de Salvador não abrirão neste domingo (03)

A partir deste domingo  (03), as lojas dos shoppings de Salvador não vão poder mais abrir aos domingos, até que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) entrem em novo acordo sobre a mão de obra dos funcionários dos estabelecimentos.

De acordo com a jornalista Tailane Muniz, do Correio 24h, os shoppings Barra, Salvador, Bela Vista e Norte informaram os horários de funcionamento. Algumas lojas, como Americanas, Le Biscuit e algumas farmácias, por integrarem outros sindicatos, funcionam normalmente.

Ainda segundo a jornalista, o Shopping da Bahia, também por meio de nota, afirmou que “estará com sua estrutura de segurança, manutenção e limpeza operando normalmente para apoiar os lojistas que decidirem abrir nesse domingo (3)”.

Um decreto assinado pelo juiz Arnaldo de Oliveira, da 18º Vara do Trabalho de Salvador, e homologado e protocolado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-BA), garantia o funcionamento normal dos centros de compras até quinta-feira (31) passada.

Conforme o Correio 24h, o coordenador regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, explicou que, embora a prefeitura tenha assinado decreto, com validade até 30 de abril, a decisão não tem competência quanto à mão de obra dos funcionários.

“O município pode legislar sobre a abertura ou não do comércio, mas a mão de obra já é da alçada do Ministério do Trabalho. É possível que haja uma próxima tentativa de conciliação entre as partes”, disse Piaggio, em referência à Fecomércio e Sindilojistas.

Em nota, O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) afirmou que a decisão de proibição permanece válida em relação às empresas vinculadas ao Sindilojas, que, segundo o TRT5, não fez acordo com o sindicato dos empregados.

“Entretanto, existe pendente de julgamento Embargos de Declaração e já tem recurso ordinário para o segundo grau do tribunal decidir. Um julgamento dos Embargos de Declaração deve ocorrer até a semana que vem. A proibição não se aplica às lojas do Fecomércio que firmou convenção coletiva da categoria até fevereiro”, explicou.

Às informações são do iBahia

Foto: Reprodução

LEIA MAIS;

Suíca promove evento para receber amigos e aliados políticos na Festa do Rio Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.