NotíciasSalvador

Intensificação de frente fria causa mais chuvas na tarde desta sexta em Salvador

A frente fria que atua sobre Salvador é a causa  das forte chuvas que caem na capital na tarde desta sexta-feira (9), segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Na madrugada, acumulados de chuvas, que ultrapassaram a 151,2 mm, na região do Alto da Terezinha (Mamede), no Subúrbio Ferroviário, levaram ao acionamento do sistema de alerta e alarme, que emite mensagens sonoras e faladas sobre o risco de deslizamento de terra.

Orientados por equipe da Codesal, moradores deixaram suas casas e foram encaminhados a centro de acolhimento instalado em escola municipal nas proximidades até que a situação se normalize.

Segundo o diretor geral da Defesa Civil, Sosthnes Macêdo, “os acumulados de chuvas de 150 mm, em 72h, registrados em Moscou (Castelo Branco) e Bosque Real (Sete de Abril), tornaram necessário o acionamento das sirentes naquelas regiões, como determina o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC)”.

O PPDC estabelece normas de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, a exemplo de deslizamento de terra e alagamentos, realizadas pelo Cemadec e demais setores do órgão, visando prevenir riscos e salvar vidas.

Ainda segundo Sosthenes Macêdo, “equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo as inspecções previstas no PPDC nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme”.

Para o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência disque 199. As informações é do site Bocão News.

LEIA MAIS;

Liderança do Nordeste de Amaralina vem a óbito vítima de COVID-19

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.