Quatro unidades de uma grande rede de hotéis em Patamares, Stella Maris, Armação e Corredor da Vitória foram flagradas com ligações clandestinas de energia, mais conhecido como “gato”, na quinta-feira (8). O desvio de energia foi descoberto durante uma ação conjunta entre Polícia Civil e Coelba que contou com 15 policiais e 25 técnicos da companhia de energia. O volume de luz desviado por estabelecimentos seria suficiente para abastecer o município de Dias D’Avila durante um mês.
De acordo com a titular da Delegacia de Furtos e Roubos, Carla Ramos, os hotéis instalavam dispositivos para roubar energia. “Foi constado que nos horários de pico de energia, um dispositivo era instalado no contador de luz e furtavam uma grande quantidade de energia. Os proprietários dos hotéis foram autuados em flagrante”, afirma.
O furto de energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão.
Segundo a Coelba, a ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia nas residências próximas e pode resultar na queima de eletrodomésticos dos vizinhos.
Em nota, a companhia de energia informou que no primeiro semestre deste ano, a Coelba já fez 88 mil inspeções e desativou 35 mil ligações clandestinas em todo estado.
O consumidor que quiser fazer uma denúncia pode fazer de forma anônima através do telefone 116 ou o site www.coelba.com.br .
Fonte: Redação BNews