Garota BCS será escolhida em cerimônia nesta quinta-feira
As garotas foram escolhidas em seletivas nas comunidades onde moram e já estão ensaiando para a final
A grande final do Concurso Garota BCS 2017 será realizada nesta quinta-feira (30), no Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, a partir das 17h. Representantes das 18 Bases Comunitárias de Segurança (BCS) da capital e do interior do estado estão na disputa. Com idades entre 16 e 21 anos, as meninas farão três desfiles e serão avaliadas por uma banca composta por cinco jurados.
As garotas foram escolhidas em seletivas nas comunidades onde moram e já estão ensaiando para a final. Entre elas, Samara Santana, 16 anos, vive a ansiedade de representar o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Me sinto muito honrada por esta oportunidade. Espero trazer o título para minha cidade. Conto com o incentivo dos meus pais, familiares e amigos”, afirma.
A iniciativa tem o objetivo de elevar a autoestima das jovens, valorizando a diversidade étnica e sociocultural. Para Taíne Morais, 17, representante de Fazenda Coutos, o concurso é uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. “Como todas, eu tenho a expectativa de ganhar, mas também quero fazer amizades com as meninas e criar vínculos com elas”, destaca.
Foto: Luis Fernando/PMBA
As garotas estão ansiosas para o evento e já ensaiam para o grande dia
(Foto: Luis Fernando/PMBA)
Esta é a terceira edição do concurso com envolvimento de todas as bases da Bahia. As três primeiras colocadas receberão bolsas para cursos profissionalizantes e participação em ações, além de book fotográfico. Representante da Chapada do Rio Vermelho, Dailane do Carmo, 18, tem o sonho de ser modelo e está “muito ansiosa para a final, porque as meninas são muito bonitas”.
A iniciativa está alinhada ao Pacto pela Vida (PPV), programa criado pelo Governo do Estado para promover a paz em áreas de vulnerabilidade, como explica a capitã Maria Oliveira, coordenadora de projetos do Departamento de Polícia Comunitária. “Nós buscamos melhorar a relação da Polícia Militar com as comunidades onde estão instaladas as bases comunitárias de segurança. O concurso também promove cidadania e, principalmente, o resgate da autoestima dessas meninas”.
Em 2016, Luana Souza, representante de Itinga, em Lauro de Freitas, foi a vencedora do concurso. Vitória Santos, do Bairro da Paz, ficou em segundo lugar, enquanto Jacqueline Rocha Lira, de Camaçari, conquistou a terceira colocação.
Finalistas do Garota BCS 2017:
Águas Claras – Monique Eva
Bairro da Paz – Elisabete de Sousa
Calabar – Tiffany Cairo
Camaçari – Samara Santana
Chapada do Rio Vermelho – Dailane do Carmo
Fazenda Coutos – Taíne Morais
Feira de Santana (George Américo) – Michele Serafim
Feira de Santana (Rua Nova) – Ingrid Ferreira
Itabuna (Monte Cristo) – Jhessica Quelli
Itinga – Keise Luana Santos
Narandiba – Gyselle Lima
Nordeste de Amaralina – Adrielle Bispo
Porto Seguro (Baianão) – Nayara Ribeiro
Rio Sena – Lorena Ferreira
Santa Cruz – Geovana Carvalho
São Caetano – Tifany Bispo
Uruguai – Islane Ferreira
Vitória da Conquista (Nova Cidade) – Rosa Leite