Final da Libertadores sai de Santiago e será em Lima, no Peru
A final da Copa Libertadores, entre River Plate e Flamengo, não será mais na cidade de Santiago, no Chile, sendo transferida para Lima, capital do Peru. A decisão foi anunciada,nesta terça-feira (5), e tomada após uma reunião com os dirigentes dos clubes e das federações brasileira, argentina e chilena, além de representantes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
A decisão foi tomada devido aos fortes protestos que seguem na capital chilena, devido a crise política que o país vive no momento o que pode impedir que o jogo aconteça com segurança. A princípio a proposta era manter a final no Chile, adiando a data que seria 30 de novembro, ganhando assim mais tempo para a organização. Logo em seguida foi sugerido a transferência da decisão para Assunção, no Paraguai, onde também ocorrerá a final da Copa Sul-Americana, no próximo dia 9, todas as propostas esbarravam nas questões de logísticas tanto de jogadores quanto de torcedores. Assim ficou definida a troca de cidade.
Este não é o primeiro evento esportivo suspenso na capital. A Copa América de Futsal e o Campeonato Chileno também deixaram de acontecer na cidade.
A final única está marcada para o dia 23 de novembro.