Saúde

Dia D da Vacinação contra o Sarampo movimenta postos de Salvador

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, neste sábado, 15, reuniu 111 postos de imunização em Salvador. Para essa primeira etapa da campanha, o grupo prioritário contemplado foi de crianças e jovens de 5 a 19 anos não vacinados ou com esquema incompleto do tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola). Em Salvador, aproximadamente 612 mil pessoas estão nessa faixa etária. A iniciativa, que teve início na última segunda-feira, 10, segue até 13 de março.

No ano passado, quatro casos de Sarampo foram confirmados em Salvador. Entre as vítimas, estavam uma criança, uma adolescente de 12 anos, um jovem de 19 e um homem de 29 anos. Do início da campanha até esta sexta, 14, 1.800 pessoas buscaram os postos, sendo 283 imunizadas. O atendimento é feito das 8h às 17h, nos postos da rede municipal ou volantes em lugares estratégicos. É necessário apresentar documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

Dentre os sintomas mais comuns do sarampo estão: febre; tosse; irritação nos olhos; mal-estar intenso; nariz escorrendo ou entupido. No prazo de 3 a 5 dias de contágio, podem surgir as já conhecidas manchas vermelhas pelo corpo. Com isso, as vacinas que imunizam o indivíduo do sarampo são: a dupla viral (que protege do vírus do sarampo e da rubéola), a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora). Caso a pessoa seja contaminada, não há um tratamento específico para o vírus, porém são utilizados medicamentos para reduzir o desconforto dos sintomas da doença.

 

As informações são do A Tarde Online

LEIA MAIS;

Bloco As Piriguetes desfila pela segunda vez no melhor Carnaval de Salvador, Circuito Mestre Bimba

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.