Comunidade

Cooperativa Canore, no bairro de Santa Cruz, recebe projeto Cantos de Leitura

Realizado pela Rede Educare com apoio da Novelis, projeto doa acervo de 1200 livros que beneficiará mais de 5000 pessoas a partir do dia 17 (segunda-feira)

Próximo dia 17 de setembro (segunda-feira), 14h, a comunidade do Loteamento Nova República, situada no bairro de Santa Cruz, em Salvador, recebe unidade do projeto Cantos de Leitura, que chega à sede da Cooperativa Canore (Catadores de Nova República). A implantação do espaço de leitura é uma realização da Rede Educare com apoio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, via Lei Rouanet e Ministério da Cultura.

 

Ao beneficiar os 22 cooperados da Canore, suas famílias e a comunidade do entorno, o Cantos de Leitura passar a oferecer acesso a um espaço de ambientação lúdica, incluindo brinquedoteca, com acervo de 1200 livros de diversos temas, para mais de 5 mil pessoas. Além dos livros, materiais pedagógicos e brinquedos educativos fazem parte do acervo.

 

O Cantos de Leitura foi recentemente foi avaliado pelo Ministério da Cultura como um projeto modelo de leitura dentre os projetos patrocinados pela Lei Rouanet. Ao apostar na educação e na cultura como poderosos elementos de promoção da paz e combate à violência, a iniciativa busca dar sua contribuição em comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O projeto, que está na sua terceira edição, faz dos livros uma ponte para possibilitar aos seus usuários uma nova forma de ler o mundo.

 

São 21 unidades já inauguradas no Brasil. Até o fim de 2018, serão 30, com 36 mil livros doados de diferentes editoras e gêneros literários. Entre as metas, está a valorização dos catadores de materiais recicláveis. “Para a Novelis, projetos como esse tem o objetivo de promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades em que atuamos, além de provocar uma reflexão na sociedade sobre a temática da reciclagem e importância do trabalho dos catadores”, realça Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

 

“O espaço vai, inclusive, atender a demandas das cinco escolas e duas creches da região, que carecem de espaços como esse”, realça Vera Lúcia Machado, presidente da Associação de Moradores do Loteamento Nova República. Segundo ela, antes de saberem que receberiam o projeto, chegaram a pensar em distribuir livros pela praça e ruas para despertar o desejo e a curiosidade de buscar a leitura. “Para nós, é um sonho que se realiza porque não temos acesso fácil aos livros e sabemos como eles podem mudar nossas vidas”, comemora ela.

 

“O Cantos de Leitura busca estimular o prazer pelo ato de ler, promove a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a  conhecer’ , seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

 

Conheça!

 

O Cantos de Leitura é realizado pela Rede Educare e busca estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem regiões vulneráveis. Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros.

 

Sobre a Novelis

 

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, possui aproximadamente 11.100 profissionais e teve receita de $11,5 bilhões no ano fiscal de 2018. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil, indústria e para produtos eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder na indústria do alumínio e cobre, e principal empresa no ramo de metais do Grupo AdityaBirla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e siga-nos no Facebook em facebook.com/NovelisBrasil e no LinkedIn aqui.

 

Sobre a Novelis América do Sul

 

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,9 bilhão no último ano fiscal. A Empresa mantém nove centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios