O GT – Fluxo do Conselho Tutelar de Salvador, juntamente com a SEMPRE – Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, realizaram nessa manhã de segunda-feira (19) um encontro, que teve como tema central “Alinhamento de fluxo de atendimento à crianças e adolescente durante grandes eventos”.
Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, encarregados pela sociedade de zelar, cumprir e fazer cumprir os Direitos da Criança e Adolescente. Suas atuações abrangem toda a área da capital baiana. Existe na cidade, 18 sedes do órgão do Conselho Tutelar.
Durante o evento foram passadas informações, repassadas as leis que garante os direitos das crianças e adolescentes, e discutidos os protocolos de atendimento, do fluxo das medidas aplicadas pelo Conselho Tutelar e a notificação obrigatória para todos os serviços que envolvem o atendimento dessas pessoas, bem como o trabalho em rede de combate as violações de direitos.
De acordo com a Conselheira Tutelar, Daniela Lírios, o objetivo do evento foi também de esclarecer como e quando o Conselho Tutelar deve ser acionado e quais são de fato as atribuições do órgão no atendimento a criança e adolescente durante grandes festas na cidade. “Os fluxos construídos com o trabalho em rede, vai dar celeridade e atuar conjuntamente para garantir os direitos de crianças e adolescentes também nas grandes festas. O trabalho deve ser em rede”, afirma a conselheira.