Esporte

Conheça a Rua 13: destaque nacional em ornamentação para a Copa de 2022

São 200 metros de bandeirolas nas cores branca, azul, verde e amarelo, formando desenhos da bandeira

Contra a tendência nacional, uma entrada apertada à direita da Avenida Anita Garibaldi, na Federação, conduz os moradores de Salvador, na Bahia, a uma comunidade onde o verde e o amarelo da bandeira brasileira não representam polarização política. No início da Rua Souza Uzel, conhecida como Rua 13, um motorista de caminhão usa uma blusa com a bandeira do Brasil, mas a mensagem é de “Rumo ao Hexa”.

 

Seguindo na rua, os visitantes são recepcionados com uma frase de “Paz para o mundo” em português, espanhol, inglês e até árabe. A faixa fica suspensa entre o primeiro e o segundo andar das casas de um lado a outro da rua, assim como as bandeirolas. São 200 metros de bandeirolas nas cores branca, azul, verde e amarelo, formando desenhos da bandeira.

 

“A gente quer mostrar para a juventude como é o Brasil onde a gente brincava quando era novo. A gente quer mostrar como é a Copa do Mundo”, diz Ronaldo Prado, 50 anos, conhecido como Naldinho, um dos principais organizadores da ornamentação. Morador da Rua 13 há 49 anos, é dele a “arte aérea” que tem encantado os visitantes.

 

O reconhecimento pela decoração, segundo Naldinho, mudou o olhar que os soteropolitanos têm da comunidade. Se antes a Rua 13 era conhecida pela violência e pela criminalidade, agora é a “Rua da Copa”. “Hoje a gente se sente bem, dentro de casa”, conta. A frase mais repetida pelos moradores é de que a comunidade é “uma família”.

 

De quatro em quatro anos desde 2006, todos os moradores da rua se juntam dois meses antes da copa, organizam uma vaquinha e contribuem com o que podem para a ornamentação. Naldinho idealiza o desenho que será feito com as bandeirolas e os demais moradores se dividem em funções. Os mais jovens ajudam a colar as bandeirolas e grafiteiros de outros bairros são chamados para ajudar a desenhar e colorir o asfalto.

 

“Não dá pra passar de carro lá embaixo não, eles estão pintando a rua”, diz uma moradora para a reportagem. No chão, com tinta fresca, um desenho dá boas vindas aos visitantes e anuncia: “Rua 13 na Copa”.

 

Ainda no início de novembro, outro desenho no asfalto foi feito a convite de uma promoção da cervejaria Brahma junto à Lukscolor chamada “Ruas da Torcida”, que escolheria a rua com a pintura de chão mais bonita. A Rua 13 foi convidada para representar a Bahia, mas não ganhou. “Fiquei tão triste que minha rua perdeu, tava tão linda”, diz uma moradora. A conversa pelo bairro é de que ganhou uma rua com um desenho muito mais simples, que ninguém conhece. “Foi roubado isso aí”, diz outro morador.

 

A promoção, por outro lado, trouxe um resultado inesperado. Para participar, os moradores precisaram criar um perfil no Instagram para a rua, e rapidamente viram o conteúdo viralizar. Em pouco mais de um mês, já são 6,2 mil seguidores — o que levou até o prefeito Bruno Reis enviar mensagem para o morador Milton Muniz, o Miltinho Dourado, parabenizando pela ornamentação. Já os moradores de outros bairros conheceram um novo ponto turístico.

 

Entre a barbearia, os pintores na rua, a comunidade família, o samba no bar do Ivo e o dia-a-dia dos moradores da Souza Uzel, visitantes com a camisa do Brasil e bola do futebol chegam para conhecer o local, tirar fotos e tomar uma cerveja.

 

“A sensação da gente é de alegria. Queremos mostrar o que a gente tem de valor, a união e o carinho que a gente tem para dar a todos que vêm de fora”, conta Miltinho, que está confiante de que assistirá o Brasil ganhar o hexacampeonato na Rua 13.

 

Crédito metrô1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.