Salvador

Chuva em Salvador deve permanecer durante o final de semana

Capital baiana amanheceu sob chuva nesta quinta-feira

As chuvas que atingem Salvador desde a noite de quarta-feira (2) devem permanecer durante o final de semana. Para esta quinta (3), a previsão é de céu nublado com chuvas fracas e moderadas, acompanhadas por trovoadas, a qualquer hora do dia, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, informa a Defesa Civil.

Na sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6), a previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fortes acompanhadas por trovoadas. Também há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

O forte temporal acompanhado de trovoadas são resultado de um fenômeno conhecido como cavado, que ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos, e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

 

Ocorrências

A Defesa Civil informa que, somente até as 13h de hoje,  recebeu 105 solicitações através do telefone 199. Foram 25 ameaças de deslizamento, 23 avaliações de imóvel alagado, 15 deslizamentos de terra, 14 ameaças de desabamento e 11 avaliações técnicas, entre outras situações.

Nas últimas 72h, em algumas localidades da capital, choveu mais da metade da média climatológica para o mês de março (156,8mm). Os maiores acumulados de chuva foram registrados em Mirantes de Periperi (92,8mm), Praia Grande (87,6mm), Fazenda Coutos (77,2mm), Periperi (76,8mm) e Rio Sena (73,5mm). As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec).

Recomendações

O órgão recomenda que sejam adotadas medidas preventivas para reduzir o risco e preservar a segurança em períodos chuvosos. Para quem está no trânsito, a dica é evitar trafegar em pistas inundadas e alagadas; estacionar o veículo caso a chuva esteja muito forte; e evitar atravessar enxurradas.

Para a população em geral, em caso de raios e trovões, o indicado é abrigo, não ficar em locais abertos, não se abrigar sob árvores ou próximo a cabos elétricos molhados ou arrebentados e não estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica, alerta a Codesal.

 

Fonte: Bnews

LEIA MAIS;

Multicentro Carlos Gomes ganha centro especializado em saúde mental

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.