Politica

Centro de Atenção Psicossocial é inaugurado no bairro de Armação

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizado na rua Pedro Silva Ribeiro, no bairro de Armação, em Salvador, foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 17. A cerimônia contou com a presença do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa. Este é o primeiro Caps tipo 3 – que atende municípios com mais de 200 mil habitantes – na capital baiana.

A unidade de saúde mental especializada no tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes terá cerca de 50 profissionais entre psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e farmacêuticos, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O Caps será gerido pela Prefeitura de Salvador e terá um gasto mensal de R$ 750 mil. Foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões para construir e equipar o centro.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a ampliação dos serviços de atendimento psicossocial acontecerá de forma gradativa. “Temos uma necessidade de expansão da rede de atendimento psicossocial em Salvador, seja para as pessoas que precisam de acompanhamento clínico permanente ou mesmo para usuários de álcool e drogas, que é outro problema sério em todo o Brasil e não é diferente em nossa capital. A implantação dessa unidade, assim como a expansão de toda a rede de atendimento psicossocial, vai acontecer gradativa e progressivamente”, afirmou Neto.

Casos de urgência

Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, o equipamento oferecerá internação aos pacientes em casos de urgência. “Esse Caps vai internar pacientes, ou seja, os pacientes poderão pernoitar aqui, poucos dias, pois a intenção não é que as pessoas fiquem confinadas, mas numa eventual necessidade de internação, poderemos acolher essas pessoas com transtornos psíquicos”, pontuou Vilas-Boas.

 

As informações são do A Tarde Online 

LEIA MAIS;

Conmebol divulga tabela completa das Eliminatórias para a Copa de 2022; Brasil estreia contra a Bolívia

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.