Campanha PARTICIPA JUVENTUDE mobiliza estudantes, adolescentes e jovens do Nordeste de Amaralina
A campanha mobiliza a juventude a falar “Como é ser jovem no Nordeste de Amaralina” através da produção de áudios e vídeos selfs.
A campanha PARTICIPA JUVENTUDE – foi criada para dar visibilidade as diferentes juventudes do Nordeste de Amaralina. A ideia é que a partir da pergunta “Como é ser jovem no Nordeste de Amaralina”, adolescentes e jovens possam falar sobre como é ser jovem e suas vivências como moradores, valorizando sua história de vida, seu olhar sobre sua comunidade e a diversidade (cultural, de gênero, religiosa…) presente no território.
A ideia da campanha foi criada por uma articulação comunitária composta pela Associação Nova República, Associação de Capoeira Mestre Boa Gente, CIPÓ – Comunicação Interativa, Coletivo Nordeste de Artes, Nordeste Eu Sou, Site União Notícias, Z.Music e outros atores sociais estratégicos da comunidade que visa contribuir para a redução das violações ao direito à segurança, informação e à vida dos adolescentes e jovens nos contextos escolar, comunitário e familiar. Com isso, queremos promover o fortalecimento racial e indenitário da juventude e de toda a comunidade do Nordeste de Amaralina.
Acreditamos que ao dar voz a juventude e ampliar as formas e espaços de participação em diferentes contextos, para que possam falar sobre si, sua comunidade e suas potencialidades, é possível impactar diretamente seu cotidiano, vivências e sonhos. Juventude e comunidade fortalecidas são capazes de realizar ações conjuntas para o enfrentamento à violência e difusão dos seus direitos.
Você já parou para pensar sobre isso? Que tal compartilhar sua história e ideias? Grave um vídeo ou áudio de 30 segundos, respondendo as seguintes perguntas:
– Qual o seu nome e idade?
– O que você faz?
– Como você interage com a sua comunidade?
– O que sua comunidade tem de melhor?
– Como sua comunidade pode ser melhor?
Manda para a gente pelo [email protected] e pelo Whatsapp (71) 981873851, ou publique em suas redes sociais utilizando a hashtag #quemévocê.
Essa articulação faz parte das ações do projeto “Comunicação Para Defesa das Crianças e Adolescentes” realizada pela CIPÓ – Comunicação Interativa com apoio da Kindernothhalf (KNH), organização alemã, comprometida com a promoção dos direitos infanto-juvenis no mundo.
Texto Dennys Silva
Foto Divulgação