Brasileiro comemora 102 anos de vida
O segredo para a longevidade? Saúde! Seu Ferreirinha usa a ginástica para o cérebro para se manter ativo e dá dicas para quem quer viver mais e melhor

Praticante de ginástica cerebral há 15 meses, José Ferreira Baptista, mais conhecido por Sr. Ferreirinha, é o aluno mais idoso da rede SUPERA. Exemplo de longevidade, ele vai comemorar 102 anos de vida com uma grande festa nesta sexta-feira (22), no Método SUPERA Araçatuba, onde pratica ginástica para o cérebro.
O treinamento cognitivo o ajuda a se manter ativo tanto mentalmente quando socialmente, segredo para viver mais e melhor com qualidade de vida, desejo de muitos brasileiros.
Na entrevista abaixo, concedida à educadora do SUPERA, Ana Maria Madureiro Silva, ele nos conta qual o segredo para manter-se ativo e saudável ao longo de tantos anos.
Qual o segredo da sua longevidade?
O segredo da minha longevidade está no meu estilo de vida. Dormir bem, manter alimentação saudável, não ter vícios e praticar esportes.
Quais os acontecimentos e atitudes que te fazem feliz?
O que me deixa feliz é ter saúde.
Quais os seus hábitos alimentares?
Tomo um bom café da manhã (iogurte, frutas, pão, leite, café, queijo). No almoço como salada (folhas e legumes) e arroz todos os dias, feijão eventualmente e carne raramente. Como devagar e mastigando bem os alimentos. No lanche da tarde, tomo uma vitamina de frutas batidas com Nutren Senior*. A noite, meu jantar é somente sopa ou caldo, nunca depois das 20 horas.
Quais os cuidados que o Sr. tem com o corpo? Pratica ou praticou esporte? Quais?
Pratiquei esporte a vida toda: corria e jogava futebol. Sempre caminhei muito, fazia tudo a pé. Atualmente, faço fisioterapia duas vezes por semana, para o fortalecimento dos músculos.
Quais são seus hábitos diários?
Leio todos os jornais: os locais são Folha da Região e O Liberal e os nacionais, a Folha de São Paulo e o Estadão. Fico muito tempo no meu escritório, em casa. Leio livros e artigos antigos, da época que exercia a atividade de professor e político.
Tem hobbies? Quais?
Gosto muito de ler e mantenho essa atividade até hoje.
Por que se interessou pelo curso do Supera?
Porque gostei da proposta de exercitar o cérebro e entendi que, com o Supera, melhoro minha cabeça e a mantenho saudável.
O que está achando do curso Supera?
Vejo muitos benefícios no curso, em diversos sentidos: faço novas amizades, converso com pessoas que antes não conhecia, faço os exercícios propostos em sala de aula e as tarefas em casa, além de praticar o ábaco diariamente. A parte que mais gosto são as reflexões. Cada semana, a educadora traz um assunto novo e interessante e todos nós podemos dar opinião. É muito bom ouvir a opinião de outras pessoas! O SUPERA agora é parte da minha rotina. Em mais de 1 ano, só faltei às aulas duas vezes, quando sofri um acidente. Caí enquanto tomava banho e quebrei a costela. Mas fiz questão de repor essas aulas!
Percebeu alguma diferença na sua saúde física e/ou mental depois que começou o Supera?
Sinto que melhorei muito! Além de hoje eu ter menos perdas cognitivas, percebo melhoras em minha memória recente e passada. Sinto-me lúcido e disposto. Hoje, consigo ter o ciclo normal do pensamento, que é começo, meio e fim – o que estava perdendo antes de começar o Supera.
Indicaria o Supera para amigos e familiares? Por que?
Indico sim, sempre falo com meus irmãos, filhos e netos o quanto estou melhor com o Supera!
Qual o conselho que o Sr. daria para às pessoas em geral, para terem uma vida saudável e feliz?
Não ter vícios, alimentar-se bem e dormir bem.
Com quase 102 de idade, qual o ensinamento mais significativo, profundo e essencial o Sr. aprendeu da vida?
Evitar extravagâncias de qualquer espécie. Viver com moderação em tudo que fazemos. Outra coisa é estar ao lado de familiares e amigos. Isso foi e é essencial na minha vida. Esses são os principais aprendizados que tive na vida.
O que o Sr. espera ainda conquistar?
Continuar com saúde, sossego e muita paz de espírito.
Qual a sua filosofia de vida hoje?
Viver em paz comigo e com quem me rodeia, ter moderação em todas as áreas da minha vida, evitando vícios e extravagâncias. Acredito ter, dessa forma, uma vida plena!
Para saber mais sobre saúde e qualidade de vida, acesse www.metodosupera.com.br
Fonte Método Supera
Imagens Imprensa SUPERA