Bahia

Bahia perde para o Grêmio nos pênaltis, dá adeus à Copa do Brasil e mantém tabu das quartas

Tricolor gaúcho levou a melhor por 4 x 3 nas penalidades; em grande jogo, tempo regulamentar ficou no 1 x 1 em Porto Alegre (RS)

Foi debaixo de chuva e de lágrimas que o Bahia deixou a Arena do Grêmio nesta quarta-feira (12). O Tricolor baiano tentou a classificação inédita para a semifinal da Copa do Brasil, mas bateu de frente com o Imortal pela quinta vez no torneio mata-mata e foi superado de novo, em um grande jogo. Nos pênaltis, por 4 x 3, os gaúchos levaram a melhor no jogo de volta das quartas de final.

No tempo regulamentar, Marcos Felipe defendeu um pênalti e Everaldo fez um golaço ainda na primeira etapa. Na volta do intervalo, Villasanti igualou o marcador para fechar a partida em 1 x 1. A bola rolou com uma hora de atraso devido às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

Agora, as atenções se voltam todas para o Brasileirão. Neste domingo (16), o Bahia enfrenta o Athletico-PR pela 15ª rodada da Série A. A partida está marcada para 18h30, na Arena da Baixada.

O JOGO

Primeiro tempo

Primeiro tempo com goleiro salvador e centroavante de pé calibrado para o Bahia! Depois de uma hora de atraso, a partida começou movimentada e tensa. As primeiras boas chegadas foram do Grêmio nos quinze minutos iniciais, investindo na troca de passes. Já o Tricolor baiano, mais vertical, apostava na velocidade pelos lados. O ritmo da partida havia diminuído até o clima esquentar entre as equipes após a arbitragem marcar pênalti para o Grêmio depois dos 35. Cristaldo só não contava com Marcos Felipe do outro lado – o goleiro do Esquadrão fez uma grande defesa para evitar o gol do Imortal. Na reta final, o jogo estava lá e cá. Até que, aos 50, Everaldo resolveu fazer uma pintura e abrir o placar para o Bahia com um chute no ângulo. Fim de jogo e melhor para o visitante.

Aos quatro minutos, o Grêmio finalizou. Após troca de passes, Reinaldo recebeu na esquerda e chutou cruzado pela linha de fundo. Aos 10, Reinaldo cruzou para Suárez na área e, por pouco, o camisa 9 não acertou um belo voleio.

Na sequência, após cobrança de escanteio, Bruno Alves subiu mais que todo mundo e cabeceou para fora. A bola passou à esquerda do goleiro do Esquadrão. Um minuto depois, em cobrança de escanteio, Marcos Felipe fez milagre após cabeceio de Carballo.

Acevedo achou Ademir avançando pelo lado direito aos 24. O atacante cruzou rasteiro para Everaldo, que finalizou de primeira. Bruno Uvini apareceu para interceptar.

Aos 29, após cobrança de escanteio, Uvini cabeceou beirando a trave do Bahia. Suárez tentou surpreender o goleiro do Esquadrão aos 35. O atacante viu Marcos Felipe adiantado e tentou chute do meio de campo. O arqueiro encaixou.

A arbitragem apontou mão de Acevedo dentro da área, após chute de Bitello, e marcou pênalti aos 39. Cristaldo partiu para a cobrança, chutou alto no canto direito para Marcos Felipe fazer uma grande defesa.

Aos 50, Cicinho recuperou na lateral direita e acionou Kayky. O ponta aproveitou espaço no meio e passou para Everaldo, que descolou um lindo chute no ângulo para abrir o marcador para o Bahia.

Segundo tempo

O Bahia voltou do intervalo querendo o segundo gol e o Grêmio não ficou atrás para tentar o empate. As equipes trocavam passes para encontrar espaços na defesa adversária. O Esquadrão, mais fechado, ainda tentava os contra-ataques e os gaúchos pressionavam com boas construções de jogadas. Não à toa, aos 26 minutos, o empate do Grêmio veio. Após o gol, os donos da casa valorizavam a posse de bola e mantinham o Bahia acuado. O Esquadrão não conseguia sair. Após os 40, foi chuva de bolas na trave, num jogo que ficou completamente aberto. Mas a etapa final terminou em 1 x 1 e seguiu para os pênaltis.

Aos sete minutos, Bitello recebeu no lado direito, avançou e chutou rasteiro para defesa de Marcos Felipe.

Cinco minutos depois, o Bahia respondeu. Em contra-ataque, Kayky trocou passes com Cauly, recebeu livre na intermediária e finalizou fraco nas mãos de Gabriel Grando.

Cristaldo recebeu na entrada da área, aos 14, e passou para Ferreira, que chutou cruzado para bloqueio certeiro do zagueiro Gabriel Xavier.

Aos 16, outro milagre de Marcos Felipe. Cristaldo lançou na área e Suárez tentou cabecear por cobertura, mas o goleiro do Bahia conseguiu fazer uma ótima defesa.

Everaldo puxou um contra-ataque aos 22, tocou para Ademir, que avançou pela direita e chutou forte de longe. Grando caiu para jogar pela linha de fundo.

Aos 26, Ferreira fez bela jogada pela esquerda, limpou a marcação, invadiu a área e achou Villasanti infiltrando, que só empurrou para igualar o placar na partida.

Dois minutos depois, quase a virada do Grêmio. Após cruzamento, Vina, sozinho dentro da área, pegou muito embaixo da bola e isolou.

Aos 40, Mugni recebeu lançamento de Matheus Bahia e arriscou o chute. A bola desviou na zaga e bateu no travessão.

Na sequência, Suárez colocou na cabeça de Ferreira. O camisa 10 finalizou no chão para ótima defesa de Marcos Felipe.

O Bahia respondeu no contra-ataque. Acevedo acionou Ademir, que chegou à intermediária e chutou forte. A bola foi no travessão.

Aos 45, Suárez recebeu na esquerda e deu belo chute por cobertura. Marcos Felipe fez outra grande defesa antes de a bola triscar no travessão.

Nas penalidades, deu Grêmio. O mandante marcou com Reinaldo, Ferreira, Villasanti e André. Cauly, Everaldo e Yago Felipe fizeram para o Esquadrão, mas Cicinho, Acevedo e Gabriel Xavier desperdiçaram. As cobranças terminaram em 4 x 3.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 1 (4) x 1 (3) Bahia
Copa do Brasil – Quartas de final (volta)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 12/07/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h (adiado para 20h)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Quarto árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Gols: Villasanti (Grêmio) / Everaldo (Bahia)
Pênaltis: Reinaldo, Ferreira, Bruno Alves (X), Villasanti, Bitello (X), André (Grêmio) / Cauly, Everaldo, Cicinho (X), Acevedo (X), Yago Felipe, Gabriel Xavier (X) (Bahia)
Cartões amarelos: Carballo, Gustavo Martins (Grêmio) / Acevedo, Everaldo, Ryan, Kanu (Bahia)

Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann © (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Nathan) e Reinaldo; Cristaldo (Vina), Bitello e Suárez (André). Técnico: Renato Gaúcho

Bahia: Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu © e Ryan (Matheus Bahia); Acevedo, Rezende e Cauly Ademir (Yago Felipe), Kayky (Lucas Mugni) e Everaldo. Técnico: Renato Paiva.

LEIA MAIS;

Xuxa fala sobre polêmico filme e se posiciona contra pedofilia: “Ficção é uma coisa, verdade é verdade”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.