Notícias

Avião da Azul pousa em Salvador após piloto emitir alerta de sequestro

Após inspeção, foi descoberto que código emitido por piloto foi um engano

Uma aeronave da companhia Azul Linhas Aéreas precisou ser inspecionada na noite de sexta-feira (28), no aeroporto de Salvador, após o piloto emitir um alerta de sequestro.

 

O sinal, contudo, foi um engano. A tripulação vinha de Campinas, em São Paulo, quando emitiu um falso alerta ao inserir uma sequência de números no transpoder que indica apropriação ilícita da aeronave.

 

O transponder é um sistema que permite ao controle de tráfego aéreo e aos outros aviões identificarem uma aeronave. Depois que o código de sequestro é inserido, a ação não pode ser desfeita manualmente, mesmo que a tripulação informe se tratar de engano.

 

Por meio de nota, a companhia esclareceu os fatos e declarou ter sido uma falha operacional, contudo, não entrou em detalhes sobre o ocorrido ou medidas que seriam tomadas.

 

A companhia informou que o avião seguia para Belo Horizonte, mas que, por protocolo de segurança, alternou a rota para o aeroporto de Salvador.

 

Ainda conforme a Azul, apesar do susto, o desembarque ocorreu normalmente e “o protocolo não detectou riscos para a segurança de voo”.

 

Leia a nota na íntegra:

 

“A Azul esclarece que, por uma falha operacional, o código que indica apropriação ilícita da aeronave foi

acionado durante um voo que seguia de Campinas para BH.

 

Por protocolo de segurança da companhia e do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), o avião alternou para o aeroporto de Salvador.

 

A Azul destaca que, após o pouso, o desembarque ocorreu normalmente e que o protocolo não detectou riscos para a segurança de voo.

 

A companhia lamenta eventuais aborrecimentos causados a bordo e destaca que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”.

 

Crédito varela Net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.