União Notícias

As inscrições para o ENEM 2018 começa na próxima segunda (7)

O exame é uma das principais formas de ingresso na graduação em instituições públicas, uma vez que é necessário para a participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU)

A partir desta segunda-feira (7), às 10h, será iniciado o período de inscrições no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 e o prazo segue até às 23h59 do dia 18 de maio. O valor da inscrição é R$ 82 e deverá ser pago tanto por candidatos que não solicitaram a isenção quanto os que não foram contemplados com o benefício, mas é obrigatório que todos os futuros participantes se inscrevam no exame. O período para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) tem início também em 07 de maio, mas será encerrado no dia 23 do respectivo mês.

 

Fique atento

Antes da abertura das inscrições, os participantes que apresentaram recurso contra a negativa de isenção, poderão conferir o resultado neste sábado, 05 de maio. Dos 3,8 milhões de pedidos feitos, 13% não foram contemplados. A possibilidade de recurso foi uma das novidades anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 21 de março, com a divulgação do edital do ENEM 2018.

 

De acordo com o Inep, os futuros participantes teriam direito a solicitar a isenção de quatro formas diferentes: por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), caso tenham atingido a proficiência na edição 2017; concluintes do ensino médio em escola pública; inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); e candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais em escolas privadas, além de ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

 

ENEM e sua gradução

O exame é uma das principais formas de ingresso na graduação em instituições públicas, uma vez que é necessário para a participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também permite ingresso em instituições privadas, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

 

Estas, no entanto, não são as únicas formas de ingresso na graduação. O estudante que desejar iniciar o seu curso imediatamente pode recorrer às bolsas de estudo do Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país. Com mais de 240 mil bolsas de estudo para o ensino superior, o Educa Mais oferta bolsa de estudo de até 70%, com desconto nas mensalidades.

Fonte Radio Sociedade da Bahia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close