Politica

Vereador gaúcho que fez declarações xenófobas contra baianos será investigado pelo MP-RS; saiba detalhes

O vereador gaúcho também será investigado pela Polícia Civil

Além de ser investigado por racismo pela Polícia Civil de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o vereador Sandro Fantinel também virou alvo do Ministério Público do estado (MP-RS) por causa de suas falas contra os trabalhadores baianos encontrados em situação de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves.

O órgão vai abrir investigação civil e criminal contra Sandro Fantinel, que foi expulso do Patriotas, partido que integrava. Em seu discurso no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na última terça-feira (28), o edil disse para empresas e produtores rurais do Sul do país contratarem funcionários “limpos” para a colheita da uva, e não deveriam buscar “aquela gente lá de cima”, se referindo aos nordestinos.

Os 192 trabalhadores resgatados tinham entre 18 e 57 anos e trabalhavam para a empresa Oliveira & Santana, que presta serviços terceirizados para vinícolas de Bento Gonçalves, como Aurora, Santon e Garibaldi. As três dizem que não tinham conhecimento da situação relatada pelos trabalhadores e que repudiam violações de direitos humanos.

Políticos baianos reagem 

Autoridades da política baiana reagiram à fala do vereador gaúcho. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) acusou, nesta quinta-feira (1º), Sandro Fantinel de defender trabalho escravo e a xenofobia contra os baianos. O gestor ainda classificou o comportamento do edil como “desumano, vergonhoso e inadmissível”.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) também se posicionou sobre o assunto. No Twitter, ele disse que o posicionamento preconceituoso do edil “retratam a xenofobia e o racismo em sua pura essência”. Bruno também defendeu que o caso seja devidamente apurado. “Que as medidas cabíveis sejam tomadas para ninguém tratar apologia ao trabalho escravo como algo normal. Precisamos dar um basta nisso!”, salientou.

Créditos: BNews

LEIA MAIS;

Governo diz que novo Bolsa Família sai quinta com mínimo de R$ 600 por família

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.