Sem categoria

UFBA afirma que óleo que atinge Nordeste brasileiro é de origem venezuelana

O Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirmou que o óleo que atingiu praias de todos os estados do Nordeste brasileiro é de origem venezuelana. A informação é do G1.

“Nossos estudos agroquímicos evidenciam que o óleo é proveniente de uma bacia da Venezuela. Foram diversas análises geoquímicas, a partir da coleta dessas amostras. Esse trabalho realmente revelou que se trata de um petróleo produzido na Venezuela”, disse a diretora do Instituto, Olívia Oliveira, nesta quinta-feira (10).

A conclusão sobre a origem do óleo foi possível após uma análise comparativa de resíduos encontrados na Bahia e em Sergipe.

“Nós temos diversos dados da literatura onde mostram perfis cromatográficos, resultados que nós produzimos no laboratório. Além disso, nós temos um banco de óleo de diversas partes do mundo, que também fazemos essa comparação. Através de análises como essas, chegamos ao resultado”, afirmou.

Questionada sobre o que seria a substância, Olívia Oliveira afirmou tratar-se de um produto semelhante a petróleo cru.

“Se parece muito com petróleo cru. Mas não deixamos a possibilidade de ser bunker, combustível de navio. Seria um óleo mais pesado. Um óleo mais de resíduo. Mas ainda não temos a real certeza. O óleo apresentava uma certa degradação. Pode ser um óleo cru, como poderia ser bunker, onde a parte crua, onde a parte do diesel que é utilizada com esse bunker foi evaporada”, disse.

Segundo Olívia, as análises desenvolvidas serão enviadas para o Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

A informação é do G1

LEIA MAIS;

Lore Improta faz show gratuito em Salvador no próximo sábado (12)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios