Brasil

Sobrevivente da Cavalo Marinho relembra 4 anos da tragédia e cobra Justiça: “Tá tudo parado”

Estudante estava a caminho da faculdade e perdeu uma amiga entre os 19 mortos na tragédia

Era 24 de agosto de 2017 quando a lancha Cavalo Marinho I naufragou, em Vera Cruz. Nesta terça-feira (24), a tragédia na Baía-de-Todos-os-Santos completa quatro anos, e a lembrança do acidente ainda é bastante presente para quem teve a vida impactada. “Quando entra agosto o clima já mudou, já vem as lembranças, passa um filme na cabeça mesmo. É uma data muito triste”, lembra a estudante Elen Silva, 24 anos, uma das sobreviventes,

Cerca de dez minutos depois de a embarcação de madeira com 116 passageiros a bordo deixar o Terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica em um dia de mau tempo, chuva e mar revolto, o barco tombou. Ao todo, foram 19 mortos e 59 feridos. Sobreviventes e familiares dos mortos ainda aguardam na justiça a pela determinação de indenizações devidas em razão dos acidentes. “Os processos estão todos parados. Apenas em alguns já houve audiência de conciliação”, conta a estudante. No caso de Elen, a audiência que aconteceu em 2019 terminou sem acordo e o processo segue parado.

O Tribunal Marítimo da Marinha do Brasil julgou o naufrágio em agosto de 2020 e decidiu condenar por unanimidade o dono e a empresa responsáveis pela lancha Cavalo Marinho I. O tribunal entendeu que o acidente aconteceu devido a problemas construtivos que não tinham sido detectados porque a embarcação não foi submetida à prova de inclinação e estudo de estabilidade depois que passou por uma reforma. O tribunal considerou que o número elevado de passageiros concentrados na parte de cima da lancha e apenas uma pequena parte na de baixo contribuiu para o naufrágio.

Entre as vítimas do acidente, apesar de passados quatro anos, ainda está presente a solidariedade. “Temos um grupo, estamos sempre enviando mensagens de conforto uns aos outros. Principalmente em datas específicas como aniversário de alguma vítima”, conta Elen.

Créditos: Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.