Entretenimento

Projeto Quabales toca em dois dias no Festival de Verão

Grupo toca nos dois dias e vai receber investimentos do evento durante um ano

Além de toda musicalidade e diversidade proposta para o Festival de Verão, o evento abraçará causas sociais e ambientais em seu retorno ao Parque de Exposições, sábado (28) e domingo (29). As iniciativas reforçam o compromisso dessa nova fase do evento com a comunidade local e com o meio ambiente, em ações como o investimento que será feito ao longo de um ano no projeto Quabales.

A iniciativa existe há uma década, nascida e criada no Nordeste de Amaralina pelo multi-instrumentista, compositor e produtor Marivaldo dos Santos. Nesse período, mais de 5 mil pessoas já receberam formações em arte e cultura de forma gratuita no Quabales: teoria musical, violão, percussão, break dance, canto e percussão eletrônica.

Será o Quabales responsável por fazer a abertura dos dois dias de Festival, em pockets shows de 20 minutos. Marivaldo explica que a apresentação da Quabales Banda, que conta com 8 membros, “vai mostrar toda essa inovação do rap, pagotrap e percussão baiana. Quem for, não vai esquecer”, garante.

“É muito importante um evento com o porte e a credibilidade do Festival de Verão ter esse olhar de inclusão. É uma iniciativa fundamental para o nosso projeto, com um impacto positivo enorme na comunidade. É o FV plantando uma semente dentro do nosso projeto”, afirma Marivaldo dos Santos.

Banda Quabales durante lançamento do Festival de Verão 2023 (Foto: Paula Fróes)

 O Quabales contempla teoria e prática musical e seu grande diferencial está na produção de instrumentos musicais não convencionais, construídos a partir do  “lixo”. Eles usam latas, latões, tonéis de plástico e baldes, todos adaptados para se tornarem instrumentos.

Para Marivaldo, que é membro do STOMP – um dos grupos percussivos mais famosos do mundo, em cartaz há mais de 20 anos na Broadway -, o Festival de Verão e o Quabales têm tudo a ver. Ele aponta que, após o período de pandemia, o Quabales não fugiu à regra da grave crise financeira enfrentada pelo mundo. Por isso, o apoio se torna fundamental para a sobrevivência do projeto, que não cobra nada para atender às crianças e adolescentes. “O festival é uma explosão de arte e o Quabales é a inclusão pela arte”.

Resíduo zero -O FV também se destaca pela valorização da pauta ambiental. Pela primeira vez terá os selos de resíduo zero e evento neutro. O primeiro garante a não geração, separação na fonte, reciclagem e compostagem dos materiais descartados, e o segundo é conferido aos eventos que neutralizam as emissões inevitáveis de gases de efeito estufa ao longo da produção, com ações ambientais compensatórias.

Head da Bahia Eventos, Gabriela Gaspari explica que o Festival de Verão retorna completamente repaginado e pensado a partir de muitas escutas do público em pesquisas feitas ao longo do planejamento do evento. Desde 2020, ano em que a pandemia do coronavírus estourou, o evento era realizado.

“Investimos em um projeto social super alinhado ao nosso valor do amor pela música e seu poder de cura e transformação na vida das pessoas. Também anunciamos um festival com dois selos de sustentabilidade, o que reforça nossa preocupação em compensar todo o impacto que causamos no meio ambiente”, afirma.

A executiva entende que essas ações são importantes para dar ao Festival de Verão o protagonismo necessário e que condiz com sua história de quase 25 anos, construindo uma edição inesquecível e que não se esgota nos dois dias de festa.

O Festival de Verão Salvador é realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, e tem a correalização da Salvador Produções e da Luan Promoções. Os ingressos estão à venda no Sympla, com valores entre R$88 e R$684.

Confira a programação:

Sábado – 28/01 

  • Quabales Banda: Show de Abertura
  • Ivete Sangalo convida Luedji Luna
  • Gilberto Gil convida Caetano Veloso
  • Criolo convida Ney Matogrosso
  • Orochi convida Djonga
  • Carlinhos Brown convida Duda Beat e Àttooxxá
  • Ferrugem convida Xande de Pilares
  • Margareth Menezes convida Majur e Larissa Luz
  • Filipe Ret convida Caio Luccas

Domingo – 29/01  

  • Quabales Banda: Show de Abertura
  • Xamã convida Gilsons
  • Jão convida Pitty
  • Ludmilla convida Glória Groove
  • Saulo convida Marina Sena
  • Luisa Sonza convida Alcione
  • Baiana System convida Olodum
  • Léo Santana
  • Bell Marques

 

Redação: Correio 24h

LEIA MAIS;

“Não quero indenização, quero prisão”, diz mulher que acusa Daniel Alves de estupro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, precisamos de anúncios para que possamos continuar te mostrando informações de credibilidade. Recomendamos que você desative o Adblock.