Notícias

Paz à vista? Rússia e Ucrânia fazem, nesta terça-feira, nova rodada de negociação; guerra já dura 34 dias

As delegações da Rússia e Ucrânia começam, nesta terça-feira (29/3), uma nova rodada de negociações sobre o conflito militar entre ambos os países, que já chega ao 34º dia. O encontro entre os representantes do governo acontece no palácio presidencial Dolmabahce, em Istambul, com a presença do presidente turco, Tayyip Erdogan.

Inicialmente, a reunião estava prevista para ocorrer ontem, mas, por dificuldades logísticas, os primeiros diálogos ficaram para hoje. A previsão é que as negociações sobre um possível cessar-fogo se estendam até amanhã (30/3). Entre os tópicos da reunião estão as exigências da Rússia para frear a invasão e garantias de segurança para o governo ucraniano, além de soluções humanitárias.

“Se virmos que o tom mudou e que eles [russos] estão prontos para uma conversa séria e substantiva e um acordo equilibrado, então as coisas vão avançar”, disse o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba. “Mas se for uma repetição de sua propaganda, as negociações fracassarão”, completou. Segundo ele, há pouco espaço para acordos que envolvam a perda de território por parte do país.

Em pronunciamento, Erdogan afirmou que ambas as partes têm preocupações legítimas e que é possível chegar a uma solução que seja aceitável para a comunidade internacional. Ele destacou ainda que depende de ambos os países dar um fim ao conflito militar e que a prorrogação dos combates não interessa à ninguém. “O mundo inteiro espera boas notícias”, afirmou.

LEIA MAIS;

avalia liberação de máscaras somente após redução no número de casos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.