DiversãoSalvador

Parque da Cidade reúne mais de 30 atividades durante a Virada Sustentável

Do Centro Histórico ao Subúrbio, de Itapuã a Cajazeiras, da Cidade Baixa ao Parque da Cidade, a Virada Sustentável irá, de fato, ocupar Salvador. E o parque funcionará como um grande centro aglutinador durante todo o fim de semana (dias 01 e 02), quando irá reunir mais de 30 atividades, com uma programação inteiramente gratuita e para toda a família.

“O Parque da Cidade é um dos principais parceiros da Virada. É um ótimo espaço, bastante arborizado, com reserva de Mata Atlântica e restinga, e tem uma localização central. Então, irá abrigar diversas ações, para todos os públicos, e isso graças à parceria com a Prefeitura de Salvador, que nos cedeu toda estrutura e viabilizou o espaço”, pontuou o condutor do Salvador Meu Amor e coordenador da Virada Sustentável Salvador 2018, Maurício Galvão.

“É muito importante essa conexão entre Poder Público, iniciativa privada e a sociedade civil organizada; todo mundo, de alguma forma, pensando num movimento pela sustentabilidade e conectado com o movimento global, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Então, tudo isso mobiliza a sociedade para Salvador avançar nessa agenda e a nossa expectativa é a melhor possível”, endossou o secretário municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga, que irá participar de uma roda de conversa sobre hortas urbanas e lançar o Guia para Implantação e Gestão de Hortas Escolares e Urbanas, em eventos no próprio parque.

Música, saúde, meio ambiente – O Anfiteatro Dorival Caymmi irá receber os principais shows da Virada, reunindo seis atrações: Larrisa Luz, Pedro Pondé, ÀTTØØXXÁ, Tássia Reis, OQuadro e Zuhri. Aproveitando a área verde do parque, será montado um Espaço Zen Natturalis com atividades de meditação e yoga, aulas de biodança e Tai Chi Chuan, doação de Reiki, oficina de tambor reciclado, roda de conversa sobre alimentação ayurvédica e Círculo Feminino de Cura – Sagrado Feminino. Também haverá uma roda de capoeira com Mestre Balão (CTE – Capoeiragem), em homenagem a Mestre Moa do Katendê.

Apostando na promoção do desenvolvimento sustentável por meio da educação ambiental, será montada uma instalação interativa de Meliponicultura – atividade de criação de abelhas sem ferrão -, trabalhando conceitos de biodiversidade, conhecimento tradicional, empreendedorismo e sustentabilidade. A proposta é apresentar o rico universo das abelhas que, para além da produção de mel, são “prestadoras de serviço ambiental” com a polinização, contribuindo para a manutenção dos ecossistemas naturais e agrícolas e, consequentemente, na produção de alimentos – estima-se que 1/3 da alimentação humana dependa, direta ou indiretamente, da polinização por abelhas.

A programação do Laboratório Vivente das Abelhas – Doce SSA inclui oficinas de Meliponicultura com degustação do mel extraído diretamente das colmeias, experiências “ecogastronômicas”, palestras, exposição e teatro de fantoches. “O Projeto Doce SSA busca o viés da sustentabilidade além do ambiente, enxergando o propósito cidadão da arquitetura para todos”, afirmou o idealizador do projeto, George Almeida.

O projeto itinerante Arte Consemente irá aportar por lá com sua “carretinha” itinerante, trazendo apresentações artísticas, espetáculos infantis, contação de estórias, jogos e brincadeiras, e um brechó do desapego. Para a criançada, o espaço Livres Livros irá receber o projeto Infância Livre, com oficinas de Bonecas Abayomi e brinquedos sustentáveis, musicalização infantil com instrumentos reciclados, oficina performática de bolhas de sabão gigantes, dança materna com bebês, roda de conversa sobre nascimento e uma vivência brincante com o Grupo Infância Currupiu.

Opções não irão faltar na Feira da Sé, com arte, gastronomia, moda e artesanato; e no Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte (FUSCA), com empreendedores de economia criativa e uma programação que inclui atividades esportivas, exposições, rodas de conversa, atendimento em fisioterapia, apresentações artísticas e de Acroyoga. Também será montada uma tenda, da Fundação Verde Herbert Daniel, com distribuição de mudas e bate-papo sobre hortas urbanas.

O parque ainda irá receber uma ação de ativação da Braskem sobre economia circular, reciclagem e o correto descarte de resíduos, com uma grande máquina onde crianças e adultos são içados para pegar, entre dezenas de bolas, aquelas que representam o plástico, o papel, o metal, o vidro e materiais não recicláveis, com o objetivo de colocá-las no lixo correto em um tempo pré-determinado. “A Braskem apoia a Virada Sustentável desde o primeiro ano. Acreditamos na força do projeto em reunir conteúdo e ações pela cidade, abertas para a população. A Braskem está globalmente comprometida em trabalhar ações que desenvolvam a economia circular e queremos incentivar o olhar do cidadão para pequenas atitudes do dia a dia que podem impactar muito positivamente o desenvolvimento sustentável da cidade”, ressaltou a gerente de Marketing Institucional da Braskem, Ana Laura Sivieri.

Já na sexta-feira (30), o auditório do Parque Social será sede do Sarau Comunidade Empreende, com apresentações de balé, capoeira e kickboxing, música, fanfarra e declamação de poesias com integrantes do Programa Comunidade Empreende, do Nordeste de Amaralina. No dia anterior, neste mesmo auditório, acontece o evento de encerramento do 1º Ciclo do Projeto Agente Multiplicador de Educação Ambiental, com apresentação musical e um bate-papo sobre “Salvador Sustentável, a Cidade que Queremos”, com a Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

Programação:

– Dia 29: encerramento do 1º Ciclo do Projeto Agente Multiplicador de Educação Ambiental, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

– Dia 30: Sarau Comunidade Empreende, das 9h às 12h.

– Dia 1º: shows de Pedro Pondé, Tássia Reis e Zuhri + Feira da Sé, FUSCA, Espaço Zen, Roda de Capoeira em homenagem a Mestre Moa do Katendê, Infância Livre, Arte Consemente, Laboratório Vivente das Abelhas – Doce SSA, distribuição de mudas, palestras, oficinas, atividades esportivas e recreativas. Das 9h às 17h.

– Dia 02: shows de Larissa Luz, ÀTTØØXXÁ e OQuadro + Feira da Sé, FUSCA, Espaço Zen, Roda de Capoeira em homenagem a Mestre Moa do Katendê, Infância Livre, Arte Consemente, Laboratório Vivente das Abelhas – Doce SSA, distribuição de mudas, palestras, oficinas, atividades esportivas e recreativas, das 9h às 17h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.