Notícias

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19 como emergência global de saúde

Em três anos, o coronavírus causou quase 7 milhões de mortes em todo o mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou, nesta sexta-feira (5), o fim da pandemia de Covid-19 como emergência mundial de saúde. A organização estabelece que o atual quadro da doença, com baixa casos de internação e transmissão e aumento do acesso a imunizantes, não constitui mais uma emergência de saúde pública internacional.

Em três anos, o coronavírus causou quase 7 milhões de mortes em todo o mundo, tendo sido diagnosticados e reportados mais de 765 milhões de casos, segundo dados mais recentes da OMS.

Autoridades de Saúde acreditam que os números reais são muito maiores. No discurso dado, nesta sexta, declarando o fim da emergência de saúde, Tedros Adhanom disse que a pandemia matou “pelo menos 20 milhões de pessoas”. O número apresentado é quase três vezes maior que o número oficial de mortes contabilizado pelos países.

No Brasil, 701.494 óbitos foram confirmados desde a última atualização do Ministério da Saúde, em 26 de abril. Na Bahia, o registro é de 31. 542 mortes.

Nova variante

Nesta quinta-feira (4), foi registrado no estado o primeiro caso da nova variante Arcturus. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a paciente, uma idosa de 70 anos com comorbidades, morreu no dia 15 de abril, após passar por uma série de complicações médicas.

Especialistas indicam que a variante mais recentemente identificada apresenta quadros mais leves da doença, com duração de, em média, três dias. A maioria dos seus casos não levam à internação.

LEIA MAIS;

Construção de templo desperta curiosidade na Avenida Orlando Gomes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlocker Detectado

Por favor desative seu Ad Blocker ou nos adicione como exceção.