Mais de 600 pessoas morrem após terremoto de grandes proporções na Turquia
Terremoto de grandes proporções atingiu a Turquia e noroeste da Síria
Um terremoto de grandes proporções atingiu a região central da Turquia e noroeste da Síria durante a manhã desta segunda-feira (6). As primeiras informações indicam que mais de 600 pessoas morreram e mais de 3 mil ficaram feridas. O tremor também foi sentido no Chipre e Líbano.
Segundo o vice-presidente turco, Fuat Oktay, 284 pessoas morreram e 2.323 ficaram feridas no país. Na Síria, de acordo com autoridades, o terremoto causou 237 mortes e deixou cerca de 600 feridos.
O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências aponta que o terremoto teve magnitude de 7,9 pontos na escala Richter – o que indica a grande proporção e danos graves. Abalos sísmicos que vão de 6,1 a 6,9 na escala já podem causar danos graves em regiões com muitas pessoas. A partir de 8, causa destruição total no local atingido.
Ainda de acordo com o Centro Alemão de Pesquisa, o epicentro do tremor foi a 10 km da superfície. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências mediu o tremor em 7,4 e aponta a origem perto da cidade de Kahramanmaras.
Edifícios foram danificados e pessoas se reuniram em ruas cobertas por neve, como a televisão estatal TRT mostrou em sua programação. O terremoto teve duração de cerca de um minuto e destruiu janelas, segundo uma testemunha ouvida pela agência internacional de notícias Reuters.